Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É montagem vídeo que mostra pesquisa do Ipec no JN com Bolsonaro à frente

Vídeo falso mostra Bolsonaro na liderança da pesquisa Ipec de 15 de agosto na voz de Renata Vasconcellos, do JN - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/YouTube
Vídeo falso mostra Bolsonaro na liderança da pesquisa Ipec de 15 de agosto na voz de Renata Vasconcellos, do JN Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 11h23

É falso o vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na liderança da pesquisa Ipec divulgada em 15 de agosto de 2022 na voz de Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, como informou a colunista do UOL Cristina Tardáguila. A gravação com áudio e imagens adulterados foi a primeira deepfake do período oficial de campanha eleitoral de 2022, iniciado na terça-feira (16).

No vídeo, Vasconcellos aparece atrás da famosa bancada do Jornal Nacional anunciando o resultado da "primeira pesquisa eleitoral de intenção de voto contratada pela Rede Globo". Em seguida, os resultados supostamente mostram Jair Bolsonaro com 44%; Lula, com 32%; Ciro Gomes (PDT), 6%; Simone Tebet (MDB), 2%; e Vera Lúcia, PSTU (1%).

Na gravação, entretanto, há a aplicação de técnicas de deepfake, que usa inteligência artificial para criar vídeos e áudios falsos, dando a impressão de que Renata realmente tenha dito o conteúdo falso.

Os dados verdadeiros da pesquisa foram noticiados pelo Jornal Nacional. Porém mostram que Lula lidera a disputa, com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 32%. Ou seja, na deepfake houve a inversão do resultado dos dois primeiros colocados.

No tuíte abaixo, do perfil do Jornal Nacional, é possível ver a apresentação verdadeira. O UOL também compartilhou o resultado mais recente do Ipec em seu canal do Youtube.

O Ipec afirmou que o vídeo apresenta dados falsos e que vai denunciar o conteúdo.

Para o UOL, a pesquisa do Ipec é "muito confiável". Isso significa que o levantamento tem histórico confiável e consolidado, com uso de método de entrevistas consistente e transparente.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.