É montagem vídeo que mostra pesquisa do Ipec no JN com Bolsonaro à frente
É falso o vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na liderança da pesquisa Ipec divulgada em 15 de agosto de 2022 na voz de Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, como informou a colunista do UOL Cristina Tardáguila. A gravação com áudio e imagens adulterados foi a primeira deepfake do período oficial de campanha eleitoral de 2022, iniciado na terça-feira (16).
No vídeo, Vasconcellos aparece atrás da famosa bancada do Jornal Nacional anunciando o resultado da "primeira pesquisa eleitoral de intenção de voto contratada pela Rede Globo". Em seguida, os resultados supostamente mostram Jair Bolsonaro com 44%; Lula, com 32%; Ciro Gomes (PDT), 6%; Simone Tebet (MDB), 2%; e Vera Lúcia, PSTU (1%).
Na gravação, entretanto, há a aplicação de técnicas de deepfake, que usa inteligência artificial para criar vídeos e áudios falsos, dando a impressão de que Renata realmente tenha dito o conteúdo falso.
Os dados verdadeiros da pesquisa foram noticiados pelo Jornal Nacional. Porém mostram que Lula lidera a disputa, com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 32%. Ou seja, na deepfake houve a inversão do resultado dos dois primeiros colocados.
No tuíte abaixo, do perfil do Jornal Nacional, é possível ver a apresentação verdadeira. O UOL também compartilhou o resultado mais recente do Ipec em seu canal do Youtube.
O Ipec afirmou que o vídeo apresenta dados falsos e que vai denunciar o conteúdo.
Para o UOL, a pesquisa do Ipec é "muito confiável". Isso significa que o levantamento tem histórico confiável e consolidado, com uso de método de entrevistas consistente e transparente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.