Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post engana ao usar imagem de nazista como diretor do Datafolha

02.out.2022 - Associação entre Datafolha e nazismo é falsa - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
02.out.2022 - Associação entre Datafolha e nazismo é falsa Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

02/10/2022 13h54Atualizada em 02/10/2022 13h54

Publicação que atribui cargo de diretor do Datafolha ao antigo ministro de propaganda de Adolf Hittler, o nazista Joseph Goebbels, é falsa. Mesmo que satiricamente, engana eleitores por tentar descredibilizar as pesquisas eleitorais e o instituto de pesquisas.

O que diz o post. "Enfim divulgada imagem do diretor do DataFolha em sua mesa de trabalho", diz legenda de post que inclui, em seguida, imagem de Goebbels sentado à mesa. Publicado neste domingo (2), a desinformação já conta com mais de 2.500 interações (curtidas, comentários e compartilhamentos).

Hoje, quem ocupa o cargo da diretoria do Datafolha é a executiva Luciana Chong, que sucedeu Mauro Paulino a partir de março deste ano. Paulino havia ocupado o cargo por 35 anos antes disso.

Descredibilizada por bolsonaristas. A última pesquisa divulgada pelo instituto -de ontem (1)— irritou Bolsonaristas (que descredibilizaram a pesquisa) ao informar que, de acordo com levantamento oficial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegaria ao 1º turno com 50% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) contaria com 36%. A margem de erro do instituto é de 2 pontos porcentuais.

A associação do Datafolha ao nazismo é falsa. O instituto de pesquisas ligado ao jornal Folha de S.Paulo foi fundado em 1983 -38 anos após o fim da 2ª Guerra Mundial e o seu índice de confiabilidade chegava aos 95% antes da pandemia.

Para o UOL Confere, a etiqueta "falso" é atribuída a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.