STF não determinou cancelamento da CNH por IPVA atrasado
É falso que o STF (Supremo Tribunal Federal) tenha determinado o cancelamento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por causa de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) atrasado. Não há nenhuma decisão desse tipo no site do tribunal (veja aqui).
O que diz o post falso? Circula no WhatsApp e no Facebook um vídeo reproduzido do Kwai em que um narrador diz que o STF autorizou o cancelamento da CNH em caso de IPVA atrasado "a partir de hoje", sem dizer a data exata.
Segundo o narrador, a medida teria o objetivo de "diminuir o número de inadimplentes e veículos irregulares no país". Essa fake news circula, no mínimo, desde 2018.
Por que é falso? Além de não ter nenhuma decisão recente do tipo no site do STF, a fake news já foi desmentida pela TV Justiça em 2021 e pela Lupa. Em 2018, o boato foi desmentido pelo Estadão e pelo Fato ou Fake.
Segundo a TV Justiça, as decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça) — e não do STF — sobre o assunto foram, na verdade, no sentido contrário do que afirmam as publicações falsas. A Justiça decidiu que a suspensão da CNH em razão de dívida fere o direito à liberdade das pessoas e, portanto, é inconstitucional.
Procurada, a assessoria do STF disse que a informação é inverídica, e o STJ afirmou que não há qualquer decisão do tribunal com este teor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.