Lula não afirmou que 'pobre é igual papel higiênico'

Uma publicação que circula nas redes sociais tira de contexto uma fala de Lula de 2021 para sugerir que ele afirmou que "pobre é igual papel higiênico".

O trecho do vídeo compartilhado no post omite que o presidente, na verdade, criticava a forma como o pobre é tratado no país.

O que diz o post

"Pobre e (sic) igual papel higiênico", diz um texto acima do vídeo.

As imagens da fala de Lula cortada. Ele diz: "Higiênico: usou, jogou fora, acabou as eleições, acabou o interesse pelo pobre. O pobre não é visto como ser humano, é visto como número".

A descrição do post traz hashtags contra Lula, como: #lulaladrãocachaceiro, #lulabandido e #canalhascorruptos

Por que é distorcido

Trecho omite o início da fala de Lula. A frase completa do petista dizia: "É que pobre muitas vezes nesse país é tratado como se fosse papel higiênico. Usou, jogou fora, acabou. Acabou as eleições, acabou o interesse pelo pobre. O pobre não é visto como ser humano, é visto como número, sabe?". É possível verificar o discurso no vídeo original a partir de 49:42. Veja:

Lula deu a declaração em entrevista ao canal Podpah em dezembro de 2021. Antes da frase que foi distorcida, Lula criticava o governo Bolsonaro por acabar com o Bolsa Família (aqui) e substituir o programa pelo Auxílio Brasil.

Continua após a publicidade

A desinformação é antiga. O trecho já foi desmentido durante as eleições presidenciais de 2022 pelo Projeto Comprova (aqui) e pela Lupa (aqui).

Viralização. Compartilhado em 10 de julho no TikTok, o conteúdo soma 16 mil curtidas e 3,5 mil comentários.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.