STM não recebeu ofício de 120 mil militares pedindo prisão de Moraes
Pedro Vilas Boas
Colaboração para o UOL, em Salvador
11/08/2023 08h25Atualizada em 11/08/2023 08h25
É falso que o STM (Superior Tribunal Militar) recebeu um ofício de militares do Exército pedindo a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A Corte negou a afirmação.
O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra fotos do Exército, enquanto uma gravação afirma que 120 mil militares enviaram um ofício ao ministro Lourival Carvalho para que uma suposta ordem de prisão contra Moraes fosse cumprida.
"Os militares da ativa do Exército, que estão prontos para a guerra, como bem afirmou o atual comandante do Estado-Maior do Exército, o general Fernando Sant'ana", diz um trecho da narração. Uma transcrição do que é dito também é inserida no vídeo.
Por que é falso
O STM informou ao UOL Confere que a afirmação é falsa.
Já o Exército disse, por meio de nota, que ''tal fato não ocorreu, consequentemente não existe qualquer carta assinada por 120 mil militares do Exército Brasileiro''. O órgão salientou ainda que essas mensagem ''apenas contribuem para a desinformação da nossa sociedade''.
O UOL Confere já desmentiu outra publicação falsa envolvendo STM, Exército e Alexandre de Moraes. Como mostramos em novembro do ano passado, não é verdade que o Tribunal Militar tenha cobrado explicações Moraes após o Exército ter supostamente identificado fraude eleitoral.
Viralização. A publicação no TikTok, compartilhada em 29 de julho, tem 73,5 mil visualizações, 6.497 curtidas e 694 comentários. Já a postagem no Youtube, feita em 15 de julho, registra 106,5 mil visualizações, 13 mil curtidas e 1.986 comentários.
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news