Post que promete vaga de emprego na Shopee é falso
Letícia Mutchnick e Luccas Lucena
Colaboração para o UOL, em São Paulo
01/09/2023 04h00
É falso um post no Instagram que promove uma vaga de emprego na Shopee. A publicação patrocinada promete o pagamento de R$ 5 mil mensais mais benefícios para enganar internautas a cadastrar seus dados em um site.
A assessoria da Shopee desmente a postagem. A empresa afirmou que as vagas de emprego são somente publicadas diretamente em sua página de carreiras e em suas redes sociais oficiais.
O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
Uma página chamada "Shopee HR3.Brasil" patrocinou um post que fala: "Procuramos: Assistente de E-commerce".
"Trabalhe conosco!", "Salário: até R$ 5.000 mensais + bônus mensais", "Trabalho simples, tempo livre", "Vantagem: trabalhe em casa pelo seu celular e salário pago no mesmo dia" e "Clique para aplicar", também são elementos da postagem.
A publicação conta com o logo da Shopee e um botão escrito "Cadastre-se".
Por que é falso?
Em nota, a assessoria da Shopee informou que "a imagem em questão não é da Shopee". Eles também reforçaram que as vagas oferecidas pela empresa são apenas compartilhadas em sua página de carreiras oficial (aqui) e em suas redes sociais oficiais.
Procurando o perfil que divulgou a vaga no Instagram não aparece nenhum resultado (aqui).
A empresa disponibiliza em seu site um guia de como aplicar para uma vaga da Shopee (aqui). "Para se inscrever, acesse nosso portal Shopee Carreiras > no menu superior, selecione Vagas > Na lateral esquerda, escolha os melhores filtros que se associam a sua experiência, além da localização da qual busca sua oportunidade > Selecione a vaga que mais te interessa > Leia atentamente a descrição > Selecione Aplique-se Agora > Preencha o formulário > Leia e concorde com os Termos de Serviço e Política de Privacidade > Envie suas informações para nossa equipe de recrutamento e seleção avaliar", explicam.
O UOL Confere já checou outra publicação que ofertava vaga falsa, mas nos Correios (aqui).
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news