Vídeo mostra governador da PB, e não Lula, sendo chamado de traidor em 2022
Um vídeo que circula nas redes sociais em que pessoas de vermelho gritam "traidor" não é direcionado ao presidente Lula e também não é recente. O vídeo foi gravado em Campina Grande (PB) após um debate entre os candidatos ao governo do Estado em 2022. Na ocasião, os gritos eram direcionados a João Azevedo (PSB), governador reeleito, que aparece no vídeo.
O que diz o post
O vídeo é compartilhado com o seguinte texto sobreposto: "Lula traidor. O grosso entrou no Nordeste. Assim o ódio voltará??"
Uma das publicações inclui na legenda: "João Azevedo? Paraiba? Eu acho é pouco!! Essas pessoas só precisam sustentar as palavras agora, e não venderem os votos na próxima eleição!!"
Nas imagens é possível identificar que as pessoas que aparecem estão com roupas vermelhas em que é possível ler o nome do presidente Lula. Pelo material de campanha também é possível identificar que são apoiadores do candidato Veneziano Vital do Rego (MDB), cujo número era 15.
Por que é falso
Ao contrário do que indica o texto escrito sobre o vídeo, não é Lula quem estava sendo chamado de traidor, e sim João Azevedo, que inclusive aparece nas imagens de terno azul (veja aqui).
Vídeo também não é recente. A filmagem aconteceu após o debate entre candidatos ao governo do Estado da Paraíba na TV Borborema, afiliada do SBT em Campina Grande, no dia 5 de setembro de 2022 (veja aqui). Segundo sites locais, na saída da emissora, João Azevedo foi chamado de traidor e o candidato do PL, Nilvan Ferreira, relatou ter sido atingido por uma garrafa jogada em sua direção (leia aqui e aqui).
Lula não estava no Nordeste, mas em São Paulo, como mostra agenda dos candidatos divulgada na época pela EBC (aqui) e reportagem do Poder360 (aqui).
Na época, o governador da Paraíba e candidato à reeleição, João Azevedo, lamentou a situação em uma rede social. Veja abaixo.
Este conteúdo também foi checado por AFP e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.