Golpes e sites falsos: saiba como se prevenir
Falsos links para consultar valores a receber, promoções enganosas com preços muito abaixo do mercado, sites fraudulentos que simulam programas de auxílio do governo. Circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagem inúmeras versões de golpes que buscam ter acesso a dados pessoais ou se apropriar do dinheiro de compras que jamais chegarão às casas dos clientes.
Por e-mail e pelo WhatsApp, leitores enviam mensagens ao UOL Confere na tentativa identificá-los. Reunimos dicas de especialistas sobre como evitar ser enganado em ambiente virtual.
Compras em sites desconhecidos
Fique atento às informações da empresa em que está comprando e desconfie de promoções excessivamente vantajosas. Pesquisar sobre a suposta empresa e observar com atenção o site podem ajudar a descobrir se o conteúdo é potencialmente fraudulento. É o que orienta a assessora técnica do Procon de São Paulo, Renata Reis. Confira:
A empresa tem endereço?
Há um Serviço de Atendimento ao Consumidor? Ligue para o número informado e veja se atende e se é verdadeiro.
O CNPJ é informado? A empresa está devidamente formalizada?
Há reclamações sobre a empresa na internet? Verifique a reputação da empresa no site Reclame Aqui. Outra opção é consultar o Consumidor.gov.br, mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça —para fazer uma reclamação, é preciso que a empresa esteja cadastrada na plataforma.
Se você recebeu o link da promoção por alguma rede social, verifique se o link é oficial. Golpistas costumam usar links muito parecidos aos de lojas verdadeiras para enganar. Confira a grafia do link com a grafia da empresa. Busque a promoção no site oficial da loja.
"Evite esses sites". O Procon-SP mantém uma lista de lojas virtuais (veja aqui) que foram denunciadas por consumidores, principalmente pela falta de entrega do produto comprado, e que não responderam ao serem notificadas. A lista possui 91 sites. Confira clicando aqui.
Veja abaixo as orientações do Procon-SP sobre golpe de sites falsos:
Pagamento em cartão de crédito pode ser mais seguro
Em compras virtuais, dê preferência a pagamento em cartão de crédito. As empresas operadoras atuam como mediadores das compras e podem auxiliar a identificar a fraude e até mesmo realizar o estorno do valor.
Ao optar por pagamento por Pix ou boleto, verifique antes de concluir o pagamento se o CNPJ é o mesmo da empresa. Se aparecer o nome de uma pessoa física, ou um nome diferente da empresa identificada, há indício de fraude, alerta a assessora técnica do Procon-SP, Renata Reis.
Golpes de valores a receber
Sites simulam páginas de órgãos públicos ou do governo para roubar dados pessoais. A Polícia Civil de São Paulo orienta a não clicar em links recebidos por email, SMS, WhatsApp ou Telegram com essa finalidade.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberO UOL Confere já checou um site falso que se passava pelo Banco Central (leia a checagem aqui). Da mesma forma, golpistas utilizam aplicativos de mensagem para atrair vítimas com links falsos de outros programas e benefícios do governo, até mesmo com anúncios falsos de restituição do Imposto de Renda.
O Banco Central reforça que não envia links nem entra em contato com ninguém para tratar sobre valores a receber ou confirmar dados pessoais, e que todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos. Confira as orientações do BC sobre golpes aqui.
Confira a orientação da Polícia Civil de SP:
Caí em um golpe. E agora?
Registre o boletim de ocorrência imediatamente. A recomendação é do delegado Carlos Afonso Gonçalves, da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de SP. No estado de São Paulo, o registro pode ser feito de forma virtual pelo site da Delegacia Eletrônica (aqui).
Faça uma reclamação contra a empresa no Procon. A orientação é da Secretaria Nacional do Consumidor. Veja quais são os canais e contatos para fazer a denúncia em cada estado do país aqui.
Entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o estorno do valor.
Bancos orientam clientes sobre golpes
Para alertar os usuários sobre os golpes mais comuns, alguns bancos criaram páginas específicas com orientações. Acesse clicando nos links abaixo:
Veja o que já checamos sobre golpes e falsas promoções:
É golpe vídeo que promete resgate de até R$ 10 mil a cada 3 meses
Deixe seu comentário