Joe Biden não fez comentário sexual a bebê; áudio de vídeo foi alterado
Letícia Mutchnik
Colaboração para o UOL, em São Paulo
13/09/2023 16h56
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não fez um comentário sexual a um bebê como sugerem publicações que circulam nas redes social. O áudio do vídeo foi digitalmente alterado.
Na cena original, disponibilizada no TikTok da própria mãe da criança, não é possível ouvir nenhuma fala inapropriada.
O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
O vídeo mostra Biden inclinando-se em direção a uma criança, que está no colo de sua mãe. Na sequência se escuta: "deixe-me te contar um segredo, você é uma criança sexy. Não conte à mamãe o que eu te falei".
"Vc quer sexo de criança? Não conte a sua mãe o que eu te disse. Pedófilo gaga fdpppp. Pensou que era uma foto mas a menina estava gravando. Recebi e não acreditei. Vídeo e áudio", diz a mensagem que acompanha a gravação.
Por que é falso?
A cena foi alterada digitalmente. A partir de uma busca reversa das imagens pelo aplicativo InVid, que pesquisa em múltiplas fontes, incluindo Google, Bing, Yandex, TinEye, DBKF (The Database of Known Fakes), Baidu e Reddit, é possível encontrar que a mãe do bebê compartilhou o vídeo original em seu perfil do TikTok em 9 de junho.
Em cima da cena ela escreveu: "Então, eu conheci o presidente dos Estados Unidos hoje", que é recortado no vídeo desinformativo.
No vídeo só é possível ouvir: "deixe-me te contar um segredo... Não conte à mamãe o que eu te falei". A parte em que ele diria "você é uma criança sexy" não existe.
A desinformação também circula recortando todas as falas do presidente, alegando que Biden teria apenas cheirado o bebê.
Em 9 de junho, o presidente Joe Biden viajou para o Fort Liberty, na Carolina do Norte, para assinar uma ordem executiva que visa aumentar as oportunidades de emprego para cônjuges de militares e veteranos cujas carreiras são frequentemente interrompidas pelo deslocamentos de seus parceiros (aqui). A cena compartilhada na internet foi filmada neste evento.
A checagem também foi feita pela Reuters.
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news