Porto de Santos não está promovendo 'leilão anual' de smartphones
Letícia Mutchnik
Colaboração para o UOL, em São Paulo
19/09/2023 15h16
São falsas as publicações que mostram reportagens sobre um suposto leilão anual de celulares no Porto de Santos.
A Autoridade Portuária de Santos, a Receita Federal e os Correios desmentiram as alegações que circulam nas redes sociais. Também não foram encontrados registros das supostas vendas nos portais de notícias mencionados.
O que diz a publicação
A legenda de um dos posts diz: "Os Correios estão prestes a sediar um evento empolgante para todos os entusiastas de tecnologia - o Leilão de Smartphones dos Correios. Este evento promete oferecer uma seleção cuidadosamente escolhida de smartphones de alta qualidade a preços que farão você piscar os olhos".
A postagem simula uma notícia publicada no g1. No cabeçalho está escrito: "Notícias e região" e o título da matéria é: "Correios abre o leilão de smartphones de encomendas não retiradas ou esquecidas. IPhones e Samsungs a partir de R$ 150,00. Online para todo o Brasil.".
Abaixo há um vídeo com trechos de dois programas diferentes - o Porto 360 e o g1 em 1 minuto. No começo, um homem anuncia a abertura "oficial" do leilão e, na sequência, uma mulher passa a falar, como se fosse a voz da jornalista Luiza Tenente, do g1, noticiando o suposto evento. Nos dois trechos, as vozes estão desincronizadas com os movimentos faciais dos dois e há cortes bruscos nos dois discursos.
Outras postagens compartilham um vídeo de uma mulher com camisa social branca não identificada em frente de caixas de carga dizendo: "Leilão do Porto de Santos é aberto e celulares de até 10 mil reais sai por apenas R$ 117,90". Na legenda está escrito: "Notícia Urgente: Leilão de IPhones não reclamados é oficialmente aberto e aparelhos saem quase de graça por tempo limitado!" Nessa versão, o áudio da desinformação também não está sincronizado com a boca da mulher.
Por que é falso?
A captura de tela da suposta notícia e o vídeo usado são montagens. A matéria não foi publicada pelo g1 e os supostos "leilões anuais" não são realizados pela Autoridade Portuária de Santos. Fazendo uma busca avançada das palavras-chave da manchete no Google, restringindo aos sites do g1 e O Globo, não é possível encontrar a suposta matéria usada nas postagens.
Post usa trechoa de programas antigos de televisão. Os vídeos originais foram localizados por meio de uma busca reversa pelo InVid. Uma das cenas é de uma edição do programa Porto 360, do Jornal A Tribuna, veiculada em 13 de janeiro de 2021. Durante a entrevista do então presidente da APS (Autoridade Portuária de Santos), Fernando Biral, ao apresentador Maxwell Rodrigues não houve nenhum anúncio de leilão de celulares. Veja abaixo.
O outro vídeo trata da consulta a "dinheiro esquecido" em bancos. A gravação é do programa g1 em 1 minuto e foi ao ar em 14 de fevereiro de 2022. Em nenhum momento a jornalista fala sobre o suposto leilão do Porto de Santos. Assista em seguida.
Ao UOL Confere, a Receita Federal, instituição responsável por realizar leilões de produtos apreendidos no país, desmentiu a existência do leilão divulgado nos posts. Via e-mail, eles responderam que "a Autoridade Portuária de Santos (APS) tem tomado as providências jurídicas para criminalizar os responsáveis".
Em 9 de agosto de 2023, a Autoridade Portuária emitiu um comunicado alertando sobre esse tipo de golpe em sua página oficial (aqui). Na mensagem, a organização esclareceu que os leilões usam o Sistema de Leilão Eletrônico (aqui) como plataforma e que para participar deles é necessário possuir um certificado digital.
A Autoridade Portuária também enfatizou que "o pagamento pelos itens arrematados durante os leilões é realizado por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e jamais por meio de depósitos ou transferências para contas de terceiros" e que "os leilões promovidos pela Autoridade Portuária envolvem bens que não estão mais em uso pela própria organização e são devidamente divulgados em seu site oficial."
Os Correios também desmentiram a existência do leilão. "Não há processo de leilão de refugo em andamento. Reforçamos que informações oficiais sobre leilões são publicadas na página dos Correios (aqui)", disse o órgão em nota enviada ao UOL Confere.
Viralização. Uma postagem compartilhada em 11 de setembro soma, até a tarde de hoje (18), 78 mil visualizações, 209 curtidas e 69 comentários.
Conteúdos similares foram checados pela AFP Checamos.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news