É falso que Nikolas Ferreira falou em renunciar e abandonar a política


Ricardo Espina
Colaboração para o UOL
25/03/2025 15h54
É falso que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tenha falado em renunciar ao seu mandato e deixar a política para morar nos EUA, ao contrário do que afirmam publicações que circulam nas redes sociais.
Não há registro de qualquer declaração pública de Nikolas sobre uma suposta intenção dele em renunciar. As postagens começaram a circular a partir da última sexta-feira, após o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) oficializar sua licença da Câmara para permanecer nos EUA.
O que diz o post
Uma foto do parlamentar é compartilhada com o seguinte texto: "URGENTE: Nikolas fala em renunciar mandato, deixar a política e ir morar nos EUA. Você apoia?". A publicação não especifica quando o deputado supostamente teria manifestado esse desejo.
Por que é falso
Não há registros de que Nikolas tenha falado sobre renúncia. Em uma busca pelas redes sociais do deputado federal (aqui, aqui, aqui e aqui), o UOL Confere não encontrou qualquer menção sobre um possível desejo dele renunciar ao seu mandato nem sobre planos para se mudar para os EUA. O fato também não foi noticiado pela imprensa como se verifica em uma pesquisa no Google (aqui), que traz como resultado apenas outras postagens desinformativas semelhantes.
Nikolas Ferreira não se manifestou sobre o assunto. O UOL Confere entrou em contato com a assessoria do deputado federal, mas não houve retorno. O texto será atualizado caso haja uma resposta.
Deputado fala de situação "anormal e tirânica" no Brasil. Em seu perfil no X (antigo Twitter), Nikolas retuitou uma postagem do jornalista Rodrigo Constantino, que defendeu a decisão de Eduardo Bolsonaro em se licenciar do mandato para ficar nos EUA. "Me lembro que na campanha eu dizia o seguinte: se a gente perder é triste, mas se o Bolsonaro perder é uma tragédia. A situação no Brasil é anormal e tirânica. Que Deus nos guie e nos fortaleça", comentou o parlamentar, desejando "força" a Eduardo (aqui e abaixo). A declaração, porém, não sinaliza qualquer intuito de Nikolas em seguir os passos do colega de partido.
Eduardo Bolsonaro se licenciou da Câmara para ficar nos EUA. Na última quinta-feira, Eduardo entregou à Câmara seu pedido formal de licença. O deputado federal solicitou afastamento de 122 dias. Ele está nos EUA, onde diz que pretende atuar para "combater as ameaças à liberdade de expressão no Brasil" (aqui).
Viralização. Uma postagem no Threads tinha mais de 15.300 curtidas e 8.800 comentários até a tarde de hoje.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.