Vídeo mostra Lula sendo aplaudido em evento do PAC, não em discurso na ONU
Pedro Vilas Boas
Colaboração para o UOL, em Salvador
22/09/2023 15h36Atualizada em 22/09/2023 15h36
Um vídeo que circula nas redes sociais em que o presidente Lula (PT) é aplaudido após discursar não foi gravado durante a Assembleia Geral da ONU, como afirmam publicações nas redes sociais. A imagem mostra o trecho final do evento de lançamento do novo PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento), que ocorreu em 11 de agosto.
O que diz o post
O trecho compartilhado mostra Lula em cima de um palco enquanto é aplaudido por diversas pessoas na plateia. "Olé, olé, olé, olá, Lula, Lula", cantam.
"Lula aclamado e aplaudido de pé pelo os (sic) chefes de estado na ONU. Senta e Chora Bolsonarista", diz um texto inserido na montagem, acompanhado de emojis de risadas.
Relacionadas
Por que é falso
O vídeo foi gravado durante o lançamento do novo PAC, em 11 de agosto. Uma foto compartilhada no perfil de Lula no "X" - antigo Twitter - nessa data mostra o mesmo palco do trecho compartilhado nas redes, decorado por flores (aqui).
É possível encontrar o vídeo no perfil do ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação), Paulo Pimenta, no Instagram. A gravação foi publicada originalmente em 11 de agosto (aqui).
Outro indicativo de que o vídeo não mostra o presidente sendo aplaudido na ONU é a presença, na primeira fileira, da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Os dois não integraram a comitiva de Lula que viajou a Nova York durante a 78ª Assembleia Geral da ONU (aqui). Alckmin atuou como presidente em exercício do País até Lula voltar da viagem, ontem (21).
O discurso do presidente brasileiro na ONU só aconteceu na última terça-feira (19). Lula foi mais aplaudido em três momentos: quando foi anunciado, ao dizer que o Brasil estava "de volta" e ao falar na Amazônia (aqui).
Viralização. Uma publicação no TikTok com a mentira, compartilhada na quarta-feira (20), registra 287,2 mil visualizações, 17,3 mil curtidas e 1,797 mil comentários.
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news