Milei não chamou Lula de ladrão em rede social; print é montagem


É falso que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, tenha chamado nas redes sociais o presidente Lula (PT) de "ladrão" e que ele deveria estar preso.
Na verdade, a imagem é uma montagem e Milei não fez esse comentário em uma postagem de Lula.
O que diz o post
"Lula ladrón, tu lugar está en la prisión.", mostra um comentário de Milei em uma postagem de Lula no X (antigo Twitter). A tradução é: "Lula ladrão, seu lugar é na prisão".
Na postagem de Lula, ele deseja boa sorte ao governo de Milei e parabeniza as "instituições argentinas" pelas eleições. "A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito".
Por que é falso
Milei não comentou postagem de Lula. Na postagem de Lula, feita no último domingo (19), ele parabenizou a Argentina pelas eleições (aqui). Milei sequer comentou. A barra de buscas da rede social também não encontra a ofensa (aqui).
Presidente argentino já atacou Lula em outras ocasiões. Apesar de não ter comentado a postagem de Lula o chamando de "ladrão", Milei já chamou o presidente brasileiro de "ex-presidiário", "comunista", "ladrão" e "corrupto" (aqui, aqui e aqui).
Após ser eleito, Milei voltou atrás e já admite receber Lula em sua posse (aqui), dizendo que ele é "bem-vindo" e que "houve curtos-circuitos na campanha". "Se Lula quiser vir à minha posse será bem-vindo. Ele é o presidente do Brasil".
Viralização. Uma publicação com a mentira no Instagram, compartilhada no último dia 22, registra mais de mil curtidas e 146 comentários.
O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news