Ministério da Justiça não indenizará homem que caiu ao tentar invadir casa
Um homem que se feriu enquanto tentava invadir uma casa não vai receber R$ 70 mil de indenização do Ministério da Justiça, como afirmam mensagens que circulam no WhatsApp e no Facebook.
O Ministério da Justiça disse que não cabe ao órgão julgar fatos criminosos e estabelecer indenizações. Já a assessoria do senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), citado na postagem desinformativa, negou que o parlamentar tenha passado a informação sobre o pagamento do valor.
A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que aconteceu
O conteúdo desinformativo, compartilhado no WhatsApp, reproduz uma suposta reportagem do portal G1.
Segundo o texto, o criminoso receberia indenização de R$ 70 mil após se ferir enquanto tentava invadir uma casa. "Notícias G1:Jovem tenta pular muro de residência p/ possível furto, porém ao escorregar e cair sobre as lanças se feriu rasgando seu glúteo. O ministério da justiça entende que o objeto não possuía refletor o que dificultou ao jovem enxergar as lanças. Assim sendo, o jovem será indenizado em 70 mil reais e terá o tratamento pago pela família da casa".
Ainda de acordo com a falsa notícia, o senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP) e advogados do PSOL saíram em defesa do suspeito. "Randolf Rodrigues entende que objetos perfurantes devem ser evitados em portões p/ colocarem a vida de 'cidadãos' em risco iminente de morte. Os advogados do Psol se colocaram a disposição do jovem vítima de armas brancas", diz trecho da fake news.
A publicação desinformativa se encerra com uma mensagem de que o G1 acompanhará de perto o caso, exigindo e resguardando os direitos do jovem rapaz.
Por que é falso
Ministério da Justiça nega indenização. "Não cabe ao MJSP julgar fatos criminosos e determinar penas ou indenizações de civis que tenham praticado crimes", diz trecho da nota encaminhada ao UOL Confere.
Gabinete de Randolfe desmente boato. "É falsa a afirmação que o senador Randolfe Rodrigues (AP) teria dado a esta "notícia" do portal G1 sobre o jovem que se feriu ao tentar pular um muro para possível furto. (Isso) não passa de mais uma absurda e fantasiosa desinformação deliberada, produzida com o único intuito de confundir e manipular a população sobre o trabalho realizado pelo senador em defesa do Brasil e da democracia", disse ao UOL Confere o chefe do gabinete de Randolfe Rodrigues, Charles Chelala.
g1 não noticiou pagamento de indenização. Uma busca simples no portal de notícias por "Ministério da Justiça vai indenizar homem que invadiu casa" não revela nenhum resultado relacionado (veja aqui). Na verdade, entre eles é encontrado a notícia da queda do homem, ocorrida na cidade de Guapiara (SP), no dia 5 de novembro (aqui).
O conteúdo também foi checado pelas agências Aos Fatos (aqui) e Boatos.org (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.