É falso que Caixa vá cobrar por Pix a partir de julho de 2024
É falso que a Caixa Econômica Federal vá realizar cobranças por transações Pix a partir de 19 de julho de 2024. Posts usam reportagem do ano passado da Jovem Pan e omitem que o banco desistiu da cobrança no mesmo dia do anúncio.
A checagem foi sugerida por internautas que mandaram mensagem para o UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
Publicações reproduzem uma reportagem veiculada pela Jovem Pan News no dia 20 de junho de 2023, que noticiava o anúncio de cobrança de Pix entre pessoas jurídicas pela Caixa.
Relacionadas
Sobreposto à imagem está escrito: "Valor da taxa do pix R$8 agora. A partir de 19 de julho. Mais uma obra do molusco", uma referência pejorativa ao presidente Lula.
Por que é falso
O vídeo é antigo e a cobrança não foi implementada. A publicação omite que no mesmo dia a Caixa voltou atrás na decisão sobre cobrar Pix de contas jurídicas. O fato também foi noticiado pela Jovem Pan News como é possível verificar abaixo:
Post também omite que a cobrança seria apenas para contas de pessoas jurídicas. A informação completa faz parte do vídeo da Jovem Pan News recortado na publicação desinformativa. Veja abaixo:
Caixa nega cobrança. Ao UOL Confere, o banco afirmou que atualmente não há cobrança para Pix de pessoa jurídica (confira aqui).
O pagamento de tarifas para uso do Pix está previsto na resolução do Banco Central desde outubro de 2020 (aqui). Alguns bancos, como o Banco do Brasil e o Itaú, por exemplo, já aplicam essa tarifa desde antes da eleição de Lula (aqui).
Fake news antiga. O mesmo vídeo fora de contexto foi verificado pelo UOL Confere em 2023 (leia aqui).
Este conteúdo também foi checado por AFP Checamos, Reuters Fact-Check e Boatos.org.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.