Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post distorce matéria para dizer que a Caixa vai taxar o Pix em 19 de julho

06.jul.2023 - A Caixa não publicou nenhum novo anúncio oficial em relação a esta taxação até a publicação desta matéria - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
06.jul.2023 - A Caixa não publicou nenhum novo anúncio oficial em relação a esta taxação até a publicação desta matéria Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

06/07/2023 14h31

Um post distorce uma matéria de junho da Jovem Pan para afirmar que a Caixa Econômica Federal vai passar a taxar o Pix em 19 de julho.

A Caixa de fato tinha anunciado que passaria a cobrar taxas sobre o Pix de PJs (pessoas jurídicas) a partir de 19 de julho, mas a medida foi suspensa.

O que diz o post

"O BANCO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL VAI COMEÇAR A FAZER A COBRANÇA DO PIX. A PARTIR DE 19 DE JULHO começa a valer a taxação", diz o letreiro sobreposto ao vídeo de matéria da Jovem Pan.

Na reportagem, a apresentadora Adriana Reid diz, entre cortes de edição: "A Caixa Econômica Federal vai passar a cobrar tarifas sobre operações feitas por Pix. Sabe o que sobre o valor que deverá ser cobrado?".

Em seguida, uma repórter da Jovem Pan diz: "O pedido vale a partir do mês que vem, dia 19 de julho. A Caixa Econômica Federal anunciou ontem à noite que vai começar a realizar essas cobranças. Ela começou a valer em novembro de 2020 (...) Então a cobrança passa a valer a partir do mês que vem, dia 19 de julho. A financeira diz ainda que avisou com antecedência as empresas privadas que serão cobradas a partir do mês que vem e que outras instituições financeiras já realizam também essa cobrança, Adriana".

Reid conclui em frase também cortada: "É, o sistema de operações Pix tão utilizadas no Brasil".

Nos comentários, os usuários dizem: "Quero ver todo mundo fazendo o L", "O governo do amor!" e "Legal o esforço do pai dos pobres para gerar mais pobres, parabéns agora faz o L!".

Por que é distorcido

Post usa matéria de 20 de junho da Jovem Pan. A publicação, de 3 de julho, tira a matéria da Jovem Pan de contexto e edita tanto o discurso de Adriana Reid quanto o da repórter, ocultando que a taxação do Pix anunciada era para PJs. Veja a reportagem original:

Na data, a Caixa, de fato, havia anunciado a taxação do Pix para pessoas jurídicas (aqui). Mas no mesmo dia, após repercussão negativa, o banco suspendeu a taxação (aqui). Desde então, a Caixa não publicou mais nada sobre a taxação do Pix de PJs (aqui).

O pagamento de tarifas para uso do Pix está previsto na resolução do Banco Central desde outubro de 2020 (aqui). Alguns bancos, como o Banco do Brasil e o Itaú, por exemplo, já aplicam essa tarifa desde antes da eleição de Lula (aqui).

Viralização. Compartilhado no Facebook em 3 de julho, o vídeo soma 517 curtidas, 444 comentários e 773 compartilhamentos. Nas últimas 24 horas o vídeo totalizou 48,7 mil visualizações.

O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica e Agência Lupa.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.