Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo distorce ironia de Alexandre de Moraes sobre ser "ministro comunista"

19.jun.2024 - Vídeo usa trecho de fala irônica de Alexandre de Moraes para sugerir que ele estava falando a sério sobre ser "ministro comunista" Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Márcio Padrão

Colaboração para o UOL

19/06/2024 21h22

Um vídeo contendo uma fala irônica do ministro do STF Alexandre de Moraes sobre ser considerado um "comunista" por seus detratores tem sido publicado nas redes sociais de forma descontextualizada como se a afirmação fosse séria.

O UOL Confere considera distorcidos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

O conteúdo tem o título sobreposto "Veja no que o STF se transformou. Isso é postura de ministros?". Nas imagens, Moraes fala no plenário da instituição: "Aproveitando até, ministro [Edson] Fachin, esse momento socialista do plenário... eu, depois de muito tempo sendo chamado como único comunista dessa Suprema Corte, hoje me sinto reconfortado aqui com o momento socialista da Suprema Corte".

Relacionadas

Em outro trecho, Moraes diz: "Nós poderemos propor aqui, né, ao invés do pecúlio do trabalhador, a taxação de grandes fortunas financiasse a casa própria".

Por que é distorcido

Dino começou brincando sobre proposta "socialista". A sessão do STF em 12 de junho (íntegra aqui e abaixo) discutia uma ação que questiona a aplicação da TR (Taxa Referencial) na correção dos saldos das contas vinculadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Luiz Roberto Barroso, presidente do STF e relator da ação, propôs que o ganho precisa ser no mínimo igual ao da poupança. Em tom de brincadeira, o ministro Flávio Dino disse que tal proposta era "socialista" (aqui e aqui).

Moraes se referia a críticas contra ele. Após a fala de Dino, Alexandre de Moraes aproveitou a oportunidade para ironizar a situação, já que costuma ser apontado como "socialista" "comunista" por quem discorda da sua atuação no STF. Foi neste momento que ele deu a declaração em tom irônico, mas que o post desinformativo tirou de contexto.

Acusação de "STF comunista" é antiga. Parte da população que se identifica como de direita vem acusando, nos últimos anos, ministros da Corte de serem simpatizantes de ideais da esquerda, como o regime comunista. Outro exemplo recente foi quando o ex-ministro da Justiça do governo Lula Flávio Dino foi confirmado como ministro do STF. Em dezembro, o presidente brincou dizendo que esperava que Dino fosse um "comunista do bem" quando assumisse a nova função (aqui). Dino foi filado ao PCdoB, partido pelo qual se elegeu governador do Maranhão em 2014, reeleito em 2018 e senador em 2022.

Viralização. Até esta quarta-feira (19), um dos posts no Instagram chegou a mais de 64 mil visualizações, 1.500 compartilhamentos e 770 comentários.

Este conteúdo também foi checado por Agência Lupa (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vídeo distorce ironia de Alexandre de Moraes sobre ser "ministro comunista" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere