Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Mulher mais velha do mundo não tem 210 anos nem é paquistanesa

27.jun.2024 - Mulher mais velha do mundo não tem 210 anos nem é paquistanesa Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução Facebook

Leonardo Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/06/2024 14h42

É falso que a mulher mais velha do mundo tenha 210 anos e seja uma paquistanesa. O recorde de idade pertence a uma americana de 117 anos, que vive na Espanha.

O que diz o post

Uma publicação no Facebook exibe a legenda "A mulher mais velha do mundo aos 210 anos", seguida de emojis que indicam para uma imagem. "Achei uma senhora ainda mais idosa", completa o texto, seguido de links externos.

A imagem no post mostra o que aparenta ser uma senhora enrugada, com o texto: "Faz hoje 210 anos a mulher mais velha do mundo, nativa paquistanesa. Desejamos-lhe um feliz aniversário".

Relacionadas

Por que é falso

Mulher mais velha do mundo está hoje com 117 anos e não é paquistanesa. De acordo com o Guinness, que registra os recordes mundiais, a mulher mais velha do mundo é a americana María Branyas Morera, que vive na Espanha. Ela tem 117 anos (aqui) e é diferente da mulher que aparece no post desinformativa (aqui). Antes dela, Lucile Randon era a mulher mais velha do mundo. Ela morreu em janeiro de 2023, aos 118 anos e 340 dias.

Pessoa que viveu por mais tempo não chegou aos 210 anos. Jeanne Clement nasceu na França, em 21 de fevereiro de 1875, e morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias, segundo o The New York Times (aqui). Entre os registros humanos de tempo de vida, ninguém viveu mais tempo do que ela (aqui).

Links na publicação levam para loja digital. O texto da legenda afirma que há uma senhora "ainda mais idosa" do que a da imagem e emojis indicam para links, mas as URLs não têm relação com o conteúdo e levam para ofertas indisponíveis da loja digital Shopee.

Viralização: Até quinta-feira (27), um post em um grupo no Facebook com 1,4 milhão de membros tinha mais de mil reações, 202 comentários e 43 compartilhamentos.

Este conteúdo também foi checado por Boatos.org (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mulher mais velha do mundo não tem 210 anos nem é paquistanesa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere