Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo de drones que escrevem 'Pablo Air' no céu não foi feito para Marçal

3.set.2024 - Show de drones é de uma companhia da Coreia do Sul e não tem relação com Marçal Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram

Thâmara Kaoru

Colaboração para o UOL, em Davidson (EUA)

03/09/2024 14h57

Drones escrevendo "Pablo Air" no céu não são uma manifestação de apoio à candidatura de Pablo Marçal à Prefeitura de São Paulo, como sugere vídeo compartilhado nas redes sociais.

Na verdade, a imagem mostra a apresentação de drones da empresa sul-coreana Pablo Air. A adição de comentários de um narrador engana o usuário ao associar o vídeo com o político brasileiro.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

O vídeo mostra drones e fogos de artifício formando as palavras "Pablo Air" no céu noturno. Enquanto as imagens passam, um homem diz: "Meus amigos, quando você pensa que já viu de tudo, eu digo 'num viu não, num viu não'. Olha isso daí, olha isso daí. Em relação a fogos, olha que loucura macho. Isso aí tudo [inaudível], os caras colocaram todos [inaudível] nos drones. Pablo, parabéns, Pablo, tem que respeitar, ficou foda. Top, top, top mesmo, de verdade. Novidade, viu? Isto aí, novidade."

O seguinte enunciado é sobreposto ao vídeo com um emoji da bandeira do Brasil: "Faz o M 28" e "Pablo Marçal".

Por que é distorcido

Imagens mostram evento de empresa sul-coreana. Ao pesquisar o nome que aparece no vídeo, é possível encontrar informações sobre a companhia de drones Pablo Air (aqui). O logotipo exibido na publicação distorcida, inclusive, é o mesmo da empresa (aqui e abaixo).

Vídeo circulou antes da oficialização da candidatura de Marçal. Por meio de pesquisa reversa (aqui), é possível encontrar o mesmo vídeo com publicação em maio deste ano no YouTube (aqui). Ou seja, antes de Marçal oficializar sua candidatura, em 4 de agosto.

Empresa é conhecida e entrou para o Guinness Book. Em 24 de abril deste ano, uma apresentação da Pablo Air foi registrada no livro dos recordes por operar 1.068 drones remotamente e lançar fogos de artifício ao mesmo tempo. No site do Guinness Book, é possível ver uma foto com o logo da empresa parecido com o que aparece no vídeo (aqui).

Há outros vídeos semelhantes na internet. No Youtube, é possível ver apresentações similares, com drones formando o logo da empresa nas cores azul, verde e branco (aqui e abaixo).

Marçal publicou vídeo em sua rede social. O candidato à prefeitura de São Paulo fez a publicação no Instagram. O UOL Confere entrou em contato com a assessoria do candidato e aguarda resposta.

Viralização. Uma publicação no Instagram tinha, até esta terça-feira (3), mais de 365 mil visualizações. No Instagram de Marçal, o vídeo possui 8,1 milhões de visualizações.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vídeo de drones que escrevem 'Pablo Air' no céu não foi feito para Marçal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere