Não existe 'WhatsApp Gold'; é falsa mensagem sobre vírus
É falsa a mensagem que circula no WhatsApp sobre uma versão de atualização do aplicativo chamada "WhatsApp Gold" contendo um vírus que infecta o celular e zera contas bancárias.
A assessoria de imprensa do WhatsApp afirma que só trabalha com as versões oficiais do app, Messenger ou Business. Além disso, o boato é antigo e já foi desmentido em diferentes países.
A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz a mensagem
"Hoje a Globo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Gambarelli. Não abra!!. O virus vai para o seu telefone, sua conta bancaria será zerada e seu telefone bloqueado para sempre! Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold * Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos. Utilidade pública. Não custa avisar os amigos".
Por que é falsa
'WhatsApp Gold' não existe. Segundo a assessoria de imprensa do WhatsApp, não existe nenhuma versão do aplicativo que não seja a oficial (Messenger ou Business). "Os aplicativos não compatíveis são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos Termos de Serviço", afirma a empresa.
Boato circula há anos e já foi desmentido. No Brasil, o conteúdo foi verificado em 2022 pelo Boatos.org, e, em 2023, pela Lupa. Em outros países, versões do boato nomeiam o suposto vírus do aplicativo como "Martinelli" em vez de "Gambarelli". Em 2016, a mensagem falsa foi desmentida pelo Snopes, dos EUA. Em 2018, foi checada pelo Boom, da Índia. Em 2022, circulou na França (aqui) e na Espanha (aqui). Este ano também foi desmentida na Itália, pelo Facta.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.