Marçal não declarou voto em Boulos no segundo turno
Não é verdade que o ex-coach e candidato derrotado no primeiro turno Pablo Marçal (PRTB) tenha declarado voto em Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno para a Prefeitura de São Paulo.
Post que circula no Instagram é editado para sugerir que ele teria dito que votaria no 50, número de Boulos.
Na live em que entrevistou o candidato psolista, Marçal disse que o número 5 não funciona na urna pra ele, em referência aos números de Ricardo Nunes e Boulos (15 e 50, respectivamente), e que não votaria na esquerda jamais.
Relacionadas
O que diz o post
Um vídeo recorta e edita trechos da live em que Marçal entrevistou Boulos para fazer parecer que o ex-coach teria declarado voto em Boulos. O post é acompanhado de uma legenda que diz "quem fez o M, vai de 50 não tem jeito".
Por que é falso
Vídeo é editado. É possível identificar um corte brusco entre o início da resposta de Marçal e a fala do número do candidato. Ele diz "até agora na minha cabeça", há uma pausa brusca e em seguida, "50".
Marçal não declarou voto em Boulos nem em Nunes na live. Ao ser questionado pelo psolista em quem ele votaria no segundo turno, Marçal respondeu que não votaria na esquerda jamais e disse que o número 5 não funciona para ele na urna eletrônica. "Na minha cabeça, o número 5 na urna não funciona para mim. Nem de 15 [Nunes], nem de 50 [Boulos]. Qualquer outro número pega", afirmou. Veja abaixo o trecho completo:
A publicação termina com a vinheta da abertura da série The Office, o que sugere que poderia se tratar de uma sátira. No entanto, nos comentários do post há registros de usuários que entenderam o vídeo como real.
Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 90 mil reproduções e mais de 2.000 curtidas.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.