É falso que 6.000 urnas foram substituídas em Fortaleza
Não é verdade que 6.000 urnas eletrônicas tenham sido trocadas em Fortaleza (CE) neste domingo.
Post desinformativo usa recorte de reportagem sobre distribuição de urnas para os municípios de Fortaleza e Caucaia para o segundo turno da eleição com legenda falsa.
O que diz o post
A publicação recorta o trecho de uma notícia veiculada na TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará, sobre a preparação de urnas para o segundo turno da eleição municipal. Sobre a imagem, o post insere uma legenda falsa que diz: "6 mil urnas foram trocadas em Fortaleza".
Por que é falso
Reportagem original fala sobre a preparação das urnas para o segundo turno. O repórter Arnaldo Araújo afirma que as 6.000 urnas seriam distribuídas para Fortaleza e Caucaia, cidades do Ceará em que acontecem segundo turno neste domingo (veja aqui). A reportagem foi ao ar no dia 17 de outubro, na primeira edição do CETV.
O número se refere às urnas enviadas aos dois municípios, e não ao de unidades trocadas em Fortaleza. A capital receberia, segundo a reportagem, 5.200 urnas. Ou seja, número menor que o alegado na legenda enganosa. De acordo com o secretário de eleições do TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará), Caio Guimarães, entrevistado na reportagem, o município de Caucaia receberia cerca de 690 urnas.
Duas urnas foram trocadas no Ceará. Balanço divulgado pelo TRE-CE afirma que, na manhã deste domingo (27), duas urnas foram substituídas em Caucaia e em Fortaleza.
Viralização. Um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 23 mil reproduções no Instagram.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.