Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 22/02, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

GILSON BORBA/ESTADÃO CONTEÚDO
GILSON BORBA/ESTADÃO CONTEÚDO

Faltam PMs nos Estados

A Polícia Militar não tem número de PMs suficiente em 25 Estados do país. Levantamento feito pelo UOL indica que esses locais têm menos policiais do que o previsto em lei estadual que é, em média, de 600 mil. Atualmente, a média é de 430 mil policiais militares por Estado. O deficit nacional é de cerca de 170 mil PMs. O Maranhã não foi levado em conta na pesquisa, uma vez que a assessoria do governo diz desconhecer uma lei que determine este número.
Luiz Claudio Barbosa/Folhapress
Luiz Claudio Barbosa/Folhapress

Tráfego em São Paulo

O número de mortes no trânsito da cidade de São Paulo caiu 25,9% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2016. Os dados são do Infosiga, do governo estadual. As estatísticas têm mostrado queda das mortes em acidentes depois da redução dos limites de velocidade nas principais vias em 2015. O polêmico aumento nos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, feito pelo prefeito João Doria (PSDB) em 25 de janeiro, não teve impacto nos dados.
Divulgação
Divulgação

Essure, anticoncepcional proibido

A Anvisa suspendeu a venda do anticoncepcional Sistema Essure, fabricado pela Bayer, em nota divulgada no início da semana. O medicamento apresenta sérios riscos para quem faz uso dele, como sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica e risco de perfuração do útero e das trompas. O Essure é um dispositivo de titânico e níquel, implantado no útero e que fecha as trompas, o que faz dele um método para evitar a gravidez de forma definitiva. Em nota, a Bayer informou que o medicamento é seguro.
Hélia Scheppa/Estadão Conteúdo
Hélia Scheppa/Estadão Conteúdo

Crise afeta a folia

A crise econômica também vai atingir o mais tradicional evento do país, o Carnaval. Levantamento feito pela Folha de S.Paulo mostra que 37 festas com verba pública foram canceladas neste ano em 13 Estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. No interior paulista, São Luiz do Paraitinga desistiu de fazer o tradicional Carnaval de Marchinhas e o motivo é a dívida do evento feito no ano passado. Barreira, que costuma fazer a maior folia do oeste da Bahia, não vai ter festa pelo segundo ano consecutivo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos