Topo

Após atrasos, situação nos principais aeroportos do país é normal hoje, diz Anac

Presidente da Anac, Solange Vieira faz fiscalização na empresa Gol no Aeroporto Tom Jobim - Marco Antonio Cavalcanti / Agência O Globo
Presidente da Anac, Solange Vieira faz fiscalização na empresa Gol no Aeroporto Tom Jobim Imagem: Marco Antonio Cavalcanti / Agência O Globo

Isabela Vieira<br>Da Agência Brasil

No Rio de Janeiro

05/08/2010 12h17

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou hoje (5) que a situação nos principais aeroportos do país voltou ao normal depois da série de atrasos e cancelamentos de voos da empresa aérea Gol nos últimos dias.

A presidente da agência reguladora, Solange Vieira, que esteve pala manhã nos aeroportos Santos Dumont e Antonio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, disse que os problemas não devem se repetir.

“A gente não tem nenhum problema nos aeroportos”, afirmou ela, ao informar que os índices de atrasos e de cancelamentos de voos são baixos em todas as companhias.

Ontem (4), a Anac anunciou que multará a Gol em R$ 2 milhões. O processo deve terminar em dois meses, já que empresa não vai recorrer da decisão.

Para apurar os motivos de atrasos e cancelamentos de voos da Gol, a agência fará um levantamento sobre o número de tripulantes que trabalharam na companhia em julho. A Anac quer saber se o limite de horas mensais de trabalho foi respeitado.

“Com a Gol, estamos acompanhando semanalmente a questão da tripulação. Tudo indica que foi um problema no sistema da companhia, que contabilizou as horas [de voo da tripulação] erradas”, disse a presidente da Anac antes de embarcar para São Paulo.

Do Galeão, a presidente da Anac partiu em um voo da Gol com destino ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para verificar a situação no terminal. Ela irá ainda ao Aeroporto de Guarulhos.