Topo

Para Lewandowski, atentado contra presidente do TRE-SE pode ter ligação com queima de urnas

Pedro Peduzzi

Da Agência Brasil<br>Em Brasília

20/08/2010 11h39

O atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Luiz Mendonça, pode ter ligação com um caso de queima de urnas eletrônicas ocorrido no interior do estado, disse nesta sexta-feira (20) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski.

"Tivemos notícia de que possivelmente na raiz do atentado ao desembargador Luiz Mendonça esteja o episódio criminoso e inusitado que foi a queima das urnas eletrônicas em uma determinada cidade do interior [Canindé do São Francisco]. A partir da persecução [investigação] criminal dos autores desse evento, parece que eles teriam exercido a vingança”, afirmou Lewandowski.

O ministro participa dos debates do segundo dia do 50º Encontro de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), no Naoum Plaza Hotel. Para ele, o atentado contra o desembargador Luiz Mendonça resultará em mudanças na cultura de segurança no Judiciário brasileiro.

Na última quarta-feira (18), o carro em que o presidente do TRE-SE e o motorista dele estavam foi alvejado por mais de 30 tiros, em Aracaju. Mendonça foi atingido apenas por estilhaços de vidro e metal, mas o motorista Jailton Batista Pereira foi baleado e está internado em estado grave no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).