Polícia encontra mais uma parte do material radioativo furtado em SP
Mais uma parte do material radioativo furtado em São Paulo foi recuperada na tarde deste sábado (6) em uma loja de baterias em Itaquera, zona leste de São Paulo. Três embalagens seguem desaparecidas.
O que aconteceu
O material radioativo furtado é composto por cinco embalagens (baldes e latas). Dentro deles, protegido por blindagens (invólucros de chumbo), há um material que gera radioatividade usada em tratamento médico. Até o momento, foram encontradas duas das cinco embalagens furtadas.
Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o risco da exposição do material é "muito baixo para a população e o meio ambiente". Mas a manipulação inadequada pode causar danos à saúde.
Na tarde deste sábado (6), foi encontrado um desses baldes, que foi violado e estava sem a substância radioativa, em uma loja de baterias na Avenida Itaquera, na zona leste da cidade. Apenas a blindagem foi deixada para trás pelos suspeitos e encontrada pelas autoridades.
Os bombeiros foram chamados para medir a radioatividade no local com um detetor, mas não foi observada nenhuma taxa. O Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) também foi acionado para averiguar o local.
Uma câmera de segurança flagrou a presença de dois suspeitos. As imagens estão sendo analisadas por investigadores do 49° DP. Até agora, ninguém foi preso, e a polícia continua procurando o restante do material.
Na sexta-feira, um balde foi encontrado em Cidade Tiradentes, também na zona leste de São Paulo. Em um ponto usado como desmanche de veículos, a Polícia Civil encontrou galões abertos e um tambor sem a substância, utilizada no tratamento de câncer. "Num desses locais, que seria cemitério de veículos, foi encontrado um tambor exaurido sem o remédio radioativo para tratamento de câncer", disse o delegado Evandro Lemos, ao Brasil Urgente. O local onde o material foi encontrado não estava contaminado e foi liberado.
A polícia segue procurando o restante do material.
O UOL entrou em contato com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), para obter mais informações, mas até o momento o órgão não havia respondido aos questionamentos.
Furto ocorreu há uma semana
As cinco embalagens estavam em uma Volkswagen Saveiro, furtada na zona leste em 30 de junho. A polícia acredita que os ladrões desconheciam a periculosidade das substâncias, apesar de que o veículo e os baldes estavam sinalizados com o símbolo de radiação.
A Saveiro saiu do Rio de Janeiro com os baldes em direção ao sul do país. O material, fora de validade, segundo a CNEN, seria transportado para Paraná e Santa Catarina.
Das cinco embalagens, apenas uma ainda tinha condições de gerar radioatividade. O conteúdo dos outros quatro baldes e latas já havia sido utilizado e estava inativo.
Alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a polícia.
Comunicado da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)
Deixe seu comentário