Topo

Brinquedo que deixou 16 pessoas feridas estava com vistoria em dia, diz Playcenter

Do UOL Notícias

Em São Paulo

23/09/2010 19h41

Os administradores do parque de diversões Playcenter, na zona oeste de São Paulo, afirmaram na noite desta quinta-feira (23) que a vistoria do brinquedo Looping Star estava em dia. No começo da tarde de hoje, 16 pessoas ficaram feridas após um acidente registrado na montanha-russa. Ainda segundo o parque, 15 pessoas receberam atendimento e já foram liberadas --uma delas continua em observação, mas seu estado não é grave.

Os feridos foram encaminhados para o hospital Metropolitano. Em nota, a unidade hospitalar confirma que as vítimas foram atendidas, mas diz que "não está autorizado pelos familiares a divulgar mais informações a respeito".

O Playcenter afirma que "o equipamento passou por vistoria, manutenção e testes de segurança de rotina na mesma data [do acidente]". Segundo o parque, os testes de rotina incluem check list diário para liberação de funcionamento; preventivamente, troca corretiva de peças para garantir o bom funcionamento dos brinquedos; e semestralmente, laudos realizados por empresa terceirizada, "com mais de 25 anos de atuação junto ao segmento, e que certifica a segurança e capacidade de operação dos brinquedos".

A nota diz ainda que o parque está prestando "total assistência aos visitantes e custeará os atendimentos médicos" dos feridos e  que "está averiguando as causas do incidente". Uma perícia interna será feita entre hoje e amanhã. Segundo o Playcenter, não está esclarecido o contexto do episódio, mas o parque afirma que não houve registro de quedas durante o trajeto.

Apesar de não ter sido chamado para atender a ocorrência, o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe ao local. Segundo informações da corporação, o acidente teria sido provocado após um dos carros da atração colidir com outra composição. Com o impacto, uma pessoa teria batido a cabeça e quebrado o nariz.

Atração é interditada
O brinquedo Looping Star é uma atração em que os passageiros são levados por um circuito de 592 metros, passando por um "looping" de 20 metros de altura e "curvas radicais", em uma velocidade máxima de 90 km/h.

O brinquedo foi interditado, mas o parque está funcionando normalmente. "Informamos que o Looping Star encontra-se desativado para averiguação técnica e, tão logo tenhamos um laudo preciso da perícia, informaremos as causas do incidente. Lamentamos profundamente o ocorrido", diz nota do parque.

Policiais do 23º Distrito Policial (Perdizes) foram até o local para investigar o acidente.