Topo

Polícia fará simulação do acidente em montanha-russa do Playcenter

Arthur Guimarães<br>Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

24/09/2010 19h22Atualizada em 24/09/2010 19h56

O delegado titular do 23º Distrito Policial (Perdizes) de São Paulo, Marco Aurélio Batista, afirmou no começo da noite desta sexta-feira (24) que irá organizar, na semana que vem, uma simulação do acidente que deixou ontem (23) 16 feridos em uma montanha-russa Looping Star do parque de diversões Playcenter, na zona oeste de São Paulo.

Segundo ele, o brinquedo – que está interditado – será ligado, e serão feitos testes para verificar se há chance do problema se repetir. Os veículos da atração estarão vazios. “A ideia é fazer uma simulação para verificar se a mesma falha ocorre. Depois, algumas peças serão desmontadas, como os freios, e serão analisadas por peritos do Instituto de Criminalística (IC)”, disse o delegado. Ainda não há data para esse trabalho.

Hoje, Batista ouviu quatro funcionários do Playcenter – três do setor operacional, que comandam a montanha-russa, e um da manutenção. Na conversa, o delegado escutou dos depoentes que a manutenção do brinquedo estava em dia – e que todos os procedimentos possíveis para evitar o acidente foram tomados no painel de controle. “Eles me explicaram como funciona a atração e quais são as possibilidades na mesa de comando”, afirmou a autoridade policial.

Segundo o delegado, os funcionários disseram que diariamente a Looping Star passa por duas horas e meia de checagens. “É feita toda uma rotina, um check list de manutenção, além de diagnósticos periódicos realizados por empresas contratadas, inclusive internacionais”, afirmou.

POLÍCIA INVESTIGA ACIDENTE

O inquérito policial aberto no 23º DP irá apurar se houve negligência dos operadores ou da manutenção da atração. Segundo o delegado, a única coisa que se sabe até agora é que os veículos da Looping Star deveriam ter freado – mas não o fizeram – provocando a colisão com outro carro do brinquedo, provocando os ferimentos. “Estou juntando documentos e outros materiais para descobrir o que aconteceu.”

Histórico
A última pessoa que ainda estava internada recebeu alta nesta sexta-feira (24), segundo informações do Playcenter. A vítima, uma menina de 11 anos, foi submetida a uma cirurgia de correção de fratura no nariz no Hospital Metropolitano, na zona oeste de São Paulo.

Ontem, o acidente com o brinquedo Looping Star deixou 16 feridos -- os outros 15 já tiveram alta do hospital.

* Com informações da Agência Estado