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Depois de quatro dias de problemas, Webjet tem apenas dois voos cancelados nesta sexta-feira

Do UOL Notícias

Em São Paulo

01/10/2010 10h26

Depois de quatro dias com cancelamentos e atrasos em mais de 50% dos voos, a Webjet tem apenas dois voos cancelados (5% do total) na manhã desta sexta-feira. Segundo o boletim das 10h da Infraero, a empresa não tem atraso em nenhum dos 40 voos previstos para hoje.

Em nota oficial divulgada na manhã desta sexta, a empresa afirma que "opera normalmente a malha aérea prevista para esta sexta-feira, 1º de outubro, tendo solucionado completamente as questões que a fizeram cancelar parte de seus voos durante esta semana". A Webjet afirma ainda, no comunicado, que "lamenta os inconvenientes causados aos seus clientes e reforça o compromisso de continuar trabalhando para aqueles que querem voar de forma agradável pagando sempre os melhores preços".

Os problemas na Webjet começaram na segunda-feira (27), com vários cancelamentos, o que levou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a suspender a venda de bilhetes da empresa até esta sexta-feira (1). Os atrasos e cancelamentos continuaram na terça (28), na quarta (29) e na quinta-feira (30). No final da noite de ontem, 47% dos voos da empresa haviam sido cancelados.

A Anac informou que um laudo sobre as investigações deve sair dentro de duas semanas. Com base nos resultados, a Anac decidirá se autuará a empresa.

A companhia afirmou que os cancelamentos que vêm ocorrendo desde segunda-feira foram provocados porque foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana de setembro para cumprir a lei nº 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas.

Pela lei, um tripulante de avião a jato não pode ultrapassar 85 horas de voo por mês, 230 horas por trimestre e 850 horas por ano, por questões de segurança operacional.

Em julho, a Webjet foi autuada pela Anac em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.

Segundo a empresa, o problema na programação foi localizado em alguns aeroportos do país e cinco medidas foram tomadas para resolver a situação: reacomodação dos passageiros em voos da própria Webjet; reacomodação em voos de outras companhias aéreas; isenção total das taxas de remarcação normalmente aplicadas; reembolso das tarifas pagas pelas passagens e fretamento de aeronaves.

A companhia diz ainda que, devido ao forte crescimento da demanda, precisou remanejar passageiros. “Vale destacar que 90% deles foram avisados previamente, evitando deslocamentos desnecessários até os aeroportos”, afirmou nota da empresa.

Falha do simulador de voo
De acordo com fontes da empresa, na raiz do problema está uma falha nos simuladores de voo da Flex, fornecedora da Webjet, utilizados em treinamento de novos tripulantes.

A empresa contratou 64 copilotos e 85 comissários de bordo entre junho e agosto, mas eles não puderem começar a trabalhar porque o treinamento de voo foi comprometido pelo problema no simulador, que ficou inutilizado por 22 dias.

Cerca de 20 copilotos já deveriam ter começado a pilotar no início de setembro, o que reduziria sensivelmente o alto índice de cancelamentos, de acordo com uma fonte da empresa. Os outros contratados iniciarão seus trabalhos em outubro e em novembro.

Ainda segundo essa fonte, a Webjet se programou para evitar um caos nos aeroportos e entrou em contato com quase todos os clientes com antecedência, o que evitou filas nos aeroportos por conta dos cancelamentos.