Topo

MP estuda reabrir investigações de crimes praticados após ataques do PCC

Daniel Mello<br>Da Agência Brasil<br>Em São Paulo

18/12/2010 11h25

 

O Ministério Público (MP) estuda a reabertura de 13 casos de assassinatos dos chamados crimes de maio, ocorridos em 2006, na Baixada Santista, após uma série de ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Veja também

Segundo o promotor Cássio Roberto Conserino, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Santos, pretende-se retomar as investigações com a utilização de “métodos menos tradicionais e mais tecnológicos”.

Até hoje, passados quatro anos, não foram apontados os responsáveis por dezenas de mortes ocorridas naquele mês de maio. Existe a suspeita da participação de policiais. De acordo com Conserino, os crimes foram motivados por “uma reviravolta do crime organizado contra o Estado”.

O Ministério Público resolveu estudar a reabertura dos casos após encontrar indícios da participação de ao menos três policiais militares no assassinato de Rafael Souza de Abreu, ocorrido em março de 2010. Segundo o MP, os agentes foram contratados por um comerciante para matar o rapaz por acreditar que ele havia participado de um roubo contra sua loja. O MP já ofereceu denúncia contra os envolvidos e aguarda resposta da Justiça.

A investigação conseguiu apontar os suspeitos com base no relato de testemunhas e na bilhetagem dos rádios comunicadores, procedimento que aponta onde e quando o equipamento foi usado. Essa é uma das ferramentas que o MP pretende utilizar caso se iniciem novas investigações relativas aos crimes de 2006.

O promotor Roberto Conserino é contra o pedido de federalização dos casos, proposto pelas mães das vítimas e entidades de defesa dos direitos humanos. Segundo o promotor, os órgãos estaduais não se omitiram e têm total capacidade de investigar os crimes, o que torna sem sentido o pedido de que os assassinatos sejam apurados pela Polícia Federal.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

MP estuda reabrir investigações de crimes praticados após ataques do PCC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano