Topo

Com escolas alagadas ou como abrigo, RJ pode adiar início das aulas na região serrana

Do UOL Notícias

Em São Paulo

14/01/2011 11h04Atualizada em 14/01/2011 15h44

O governo do Estado do Rio de Janeiro informou no início da tarde desta sexta-feira (14) que ao menos cinco escolas estaduais na região serrana do Estado foram alagadas pelas chuvas que começaram no início desta semana. Há ainda unidades que estão servindo de alojamento a desabrigados da tragédia em São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo Petrópolis. O centro integrado de educação pública (Ciep 472 – Candido Portinari), em Itaipava, funciona como central de recebimento e distribuição de donativos, e o Instituto de Educação de Nova Friburgo está recebendo corpos de vítimas.

Nesta sexta, equipes da Secretaria de Estado da Educação do RJ foram à região serrana para avaliar prejuízos nas 54 unidades escolares e avaliar providências para que o calendário de 2011 não seja prejudicado. Já foi criado, por exemplo, um grupo de trabalho que irá analisar a necessidade de adiamento do início das atividades escolares e estudar soluções para que os alunos não sejam prejudicados.

 Estão sem condições de funcionamento os colégios estaduais Cardoso Fontes (Petrópolis), Higino da Silveira (Teresópolis), Lions Club (Teresópolis), Dr. Feliciano Costa (Nova Friburgo) e Dr. Vicente de Moraes (Nova Friburgo). Pelo menos outras três unidades estão sem acesso no momento, como a Professora Zélia dos Santos Cortes, Doutor Tuffy El Jaick e a escola estadual de educação especial Neusa Goulart Brizola, todas em Nova Friburgo. A secretaria informou via assessoria também que tenta contato com diversas unidades, que -- como o restante da cidade -- estão sem luz e sem telefone.

Ao todo, das 54 unidades que a Secretaria de Educação do RJ possui na região serrana, 27 delas estão em Nova Friburgo, 11 estão em Teresópolis, 15 em Petrópolis e uma em São José do Vale do Rio Preto.

Matrículas na região serrana

A secretaria informa ainda que nos municípios atingidos pelas chuvas o processo de matrícula presencial será prorrogado. As vagas estarão garantidas e poderão ser preenchidas assim que a situação se normalizar.

Os responsáveis também poderão contar com o serviço de 0800, que será disponibilizado a partir da próxima quarta-feira (19).