Lula quer transformar 2 de Julho em segunda data da Independência do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (4) que quer transformar o 2 de Julho em uma segunda data oficial da Independência do Brasil.

O que ocorreu

Lula disse que a data foi a "verdadeira independência" do país. "Tem a independência que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se teve o grito mesmo, mas está lá. E tem a verdadeira independência que foi o 2 de Julho. Ali houve luta e mulheres heroínas, muitas mulheres que lutaram pela independência do país.

A declaração foi dada em uma agenda oficial em Campinas (SP). O petista participou, na cidade, do lançamento da pedra fundamental de um laboratório científico público. O projeto que deve custar cerca de R$ 1 bilhão.

O presidente afirmou que é preciso "recontar" a história do Brasil. Atualmente, o 7 de Setembro é considerado como a independência oficial brasileira, sendo feriado nacional. "Vou tentar transformar os dois dias como ato oficial da Independência e vamos ter que recontar a história deste país porque temos que saber da luta dos Malês na Bahia, a Balaiada no Pará, temos que mostrar as lutas no país que foram feitas pela Independência. ", afirmou o presidente.

O Dois de Julho é feriado apenas na Bahia. Lula participou das comemorações em Salvador na terça-feira (2). A data marca a expulsão do Brasil dos últimos portugueses que resistiam a aceitar a independência do país. Isso ocorreu em julho de 1823, nove meses depois da independência oficial.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.