Topo

Ilhabela (SP) tem oito praias impróprias para banho, aponta novo levantamento da Cetesb

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

28/01/2011 15h00

O novo boletim semanal da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que monitora as condições das praias do litoral paulista, mostra que oito das 13 praias analisadas pelo Companhia em Ilhabela estão impróprias para banho.

No último relatório, divulgado na semana passada, apenas três praias da ilha receberam sinal vermelho —Siriúba, Ilha das Cabras e Portinho. Agora, foram acrescentadas as praias de Armação, Pinto, Sino, Viana e Itaguaçu.

A medição leva em conta a quantidade de coliformes fecais na água, que indicam se ela teve ou não contato com esgoto, e detritos orgânicos. Dois dos principais fatores que contribuem para a variação da classificação semanal são a quantidade de pessoas que frenquentaram as praias na semana de medição e também as chuvas registradas no período.

Ainda no litoral norte, em São Sebastião, duas praias foram classificadas como impróprias no novo levantamento: Arrastão e Porto Grande. Ao todo, são cinco praias nessas condições em toda a cidade. Ubatuba e Caraguatatuba têm, cada uma, oito praias com sinal vermelho.

Baixada Santista

Praia Grande, na Baixada Santista, continua a ocupar a primeira posição entre as cidades com maior proporção de praias que não passaram no teste. Dos 12 locais monitorados na cidade, apenas Canto do Forte, Guilhermina e Vila Tupi receberam sinal verde para os banhistas.

Já em Bertioga, Itanhaém e Peruíbe, todos os locais monitorados foram classificados como próprios para banho.