Topo

Calor diminui em SP, mas terça tem previsão de recorde e chuva de granizo

Do UOL Notícias

Em São Paulo

31/01/2011 17h38

Com termômetro registrando máxima de 30,7 ºC na tarde desta segunda-feira (31), a cidade de São Paulo viu reverter, ao menos por enquanto, a tendência de recordes na temperatura do verão verificada nos últimos dias. A máxima do ano e da estação, registrada ontem (30) pela unidade do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, por exemplo, cravou os 33,8º C às 16h -- temperatura recorde do verão 2010, registrada em fevereiro.

No Rio, onde a máxima do verão havia sido anotada na última sexta-feira (28), com 41,4ºC na estação em Santa Cruz, a temperatura hoje, em nova aferição, não passou dos 35,6 ºC.

Previsão

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), em São Paulo, para os próximos dias as condições atmosféricas continuam sendo típicas de verão. Para esta terça-feira (1º), a frente fria que passou hoje pela capital se afasta de São Paulo, mas áreas de instabilidade geradas pelo calor voltam a provocar pancadas de chuva forte a partir da tarde. A instabilidade é prevista também pelo Inmet, que aponta condições favoráveis até mesmo à queda de granizo em pontos isolados do Estado.

Os simuladores do CGE apontam maior probabilidade de as chuvas iniciarem pelo ABC, além de Guarulhos, Mogi e zona leste. A tendência ainda é de termômetros em alta, com a expectativa de que ocorra um novo recorde de temperatura. A máxima prevista é de 34ºC.

Na quarta-feira (2), as chuvas tendem a ser mais abrangentes e devem começar no período da tarde, estendendo-se para boa parte da noite.