Topo

Santa Catarina chega a 90 cidades em emergência; fim de semana tem previsão de temporais

Léo Pereira <br>Especial para o UOL Notícias <br>Em Florianópolis

04/02/2011 15h51

Já são 90 os municípios em situação de emergência em Santa Catarina devido às chuvas dos últimos 15 dias, incluindo a capital do Estado, Florianópolis. Na quarta-feira (2), a Defesa Civil havia retirado o estado de alerta, só que decidiu retomá-lo, já que a previsão indica chuvas fortes para o fim de semana.

"A situação foi de pancadas isoladas ao longo da semana, mas uma frente fria já está próxima e, favorecida pelo aquecimento, pode provocar temporais. Eles devem começar a partir da noite de sábado (5) nas regiões mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. No domingo (6), ela chega ao litoral catarinense", afirma Venize Teixeira, meteorologista da Epagri-Ciram, órgão que faz este serviço para o Governo do Estado.

Ainda de acordo com a previsão, o volume de chuvas ficará entre 50 e 100mm até a próxima terça-feira (8). "A preocupação maior é com as regiões Oeste e Litoral Norte. Nesta última, o solo está bastante encharcado, então qualquer precipitação pode ser perigosa", declara Venize, complementando que existe ainda chance de rajadas de vento e granizo isolado.


Entre as cidades incluídas recentemente na listagem, está a capital Florianópolis, que teve 200 mil pessoas atingidas de alguma forma pelas enchentes. Em todo o Estado, o número chega a 860 mil catarinenses prejudicados pelas chuvas em 93 municípios. Blumenau, no Vale do Itajaí, deve decretar emergência até segunda-feira (7) nas regiões da Velha e Garcia. A Defesa Civil contabiliza ainda quase 21 mil habitantes que tiveram que deixar suas residências, seis mortes e 162 feridos. Mirim Doce segue como a única cidade em estado de calamidade pública.