Topo

Sem-teto ocupam prédio do Ministério das Cidades, em Brasília

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

24/02/2011 17h58

Cerca de 300 sem-teto do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e de outros movimentos ocuparam na tarde desta quinta-feira (24) o prédio do Ministério das Cidades, em Brasília, segundo a assessoria de imprensa da Pasta.

Eles chegaram ao local por volta de 15h30 e fizeram uma manifestação. Algum tempo depois, uma comissão formada pelos manifestantes foi recebida pela secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães. Os outros ativistas permanecem na recepção do prédio, aguardando o fim da reunião.

Segundo a assessoria do ministério --comandado por Mário Negromonte--, o protesto e a ocupação foram pacíficos e não houve dano ao patrimônio público. Os sem-teto reivindicam celeridade na construção de moradias e a suspensão de ordens de despejo emitidas pela Justiça em São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, segundo o coordenador do MTST no Distrito Federal, Renato Pereira da Silva.

“Somos trabalhadores, pais de família e estamos lutando pelos nossos direitos. Não podemos mais morar na rua ou de aluguel”, disse Silva. Neste momento, lideranças do MTST estão reunidos com representantes do Ministério das Cidades. Não houve incidente algum durante a ocupação.

"Esperamos que a presidente Dilma Rousseff possa olhar com mais atenção para aqueles que a elegeram, que a presidenta tenha um olhar diferenciado para os movimentos sociais", afirma Silva.

*Com informações da Agência Brasil