Topo

Justiça aceita denúncia contra policiais por mortes em Belo Horizonte

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Belo Horizonte

29/03/2011 19h36

A Justiça de Minas Gerais aceitou nesta terça-feira (29) a denúncia contra dois policiais militares pela participação no assassinato de dois moradores da comunidade de Aglomerado da Serra, na zona sul de Belo Horizonte. O juiz do 1º Tribunal do Júri Guilherme Queiroz Lacerda também aceitou o pedido de conversão de prisão temporária em prisão preventiva contra Jason Ferreira Paschoalino e Jonas David Rosa.

Na denúncia, o Ministério Público acusa os dois PMs, além do cabo Fábio de Oliveira, que se suicidou na prisão, de terem participado da morte de Renilson Veriano da Silva, de 39 anos, e de Jeferson Coelho da Silva, de 17. O processo agora corre no 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte e os dois vão responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado e porte ilegal de arma.

O crime, ocorrido em fevereiro deste ano, provocou revolta entre os moradores do local. Segundo testemunhas, os policiais participavam de um esquema de cobrança de propina –de acordo com moradores que não quiseram se identificar na época, os policiais extorquiam a população local em troca de proteção.

Na denúncia, o Ministério Público também acusa os dois de tentarem encobrir o crime, uma vez que os PMs alegaram, em depoimento, que atacaram os dois moradores por achar que ambos seriam membros de um grupo armado que atuava na região do Aglomerado da Serra. A versão foi desmentida durante investigação da Corregedoria da Polícia Militar de Minas.