Topo

Óxi é apreendido pela primeira vez em Santa Catarina e alerta polícia

Léo Pereira

Especial para o UOL Notícias<br>Em Florianópolis (SC)

26/05/2011 13h09

Santa Catarina passa a ser 15º Estado brasileiro a registrar uma apreensão de óxi. Foram encontrados apenas 54 gramas da pedra nesta quarta-feira (25), mas a preocupação agora é o perigo de a droga, que é mais barata e tem efeito mais letal que o crack, se alastrar rapidamente.

A pequena carga estava enterrada em na calçada de uma rua próxima à rodovia BR-101, em Araranguá (a 210 km de Florianópolis). A operação da Polícia Civil era para prender um jovem de 21 anos, suspeito de ser o braço-direito de um traficante, mas ele não foi localizado no momento em que foi achada a droga.

O material foi encaminhado para o Instituto Geral de Perícias de Florianópolis. “Toda apreensão anterior de pasta-base de cocaína seria hoje creditada ao óxi. Quem passou a consumir essa droga era quem já estava na dependência química”, disse o delegado da Polícia Federal, Ildo Rosa.

A pasta de cocaína chega da Colômbia ou da Bolívia. Na composição do óxi também são colocados cal virgem e um combustível, que pode ser querosene ou fluido de bateria. Como são itens fáceis de serem comprados, a produção se torna simplificada. A droga tem uma coloração mais escura e um cheiro mais forte que o crack.