Topo

Seis crianças e 28 adultos usuários de crack são presos na favela do Jacarezinho, no Rio

Hanrrikson de Andrade

Especial para o UOL Notícias<br>No Rio de Janeiro

08/06/2011 13h11

Seis crianças e 28 adultos usuários de crack foram presos na manhã desta quarta-feira (08) na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. Todos serão encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e à 21ª DP (Bonsucesso), respectivamente.

Depois do processo de identificação e avaliação de ficha criminal, os usuários serão levados para a Central de Recepção Carioca, que definirá se há ou não necessidade de tratamento nos abrigos da prefeitura.

Desde 31 de março, a Secretaria de Assistência Social realizou 11 operações contra as cracolândias, nas quais 794 pessoas foram retiradas das ruas (619 adultos e 175 crianças e adolescentes).

Essa foi a primeira ação para retirar das ruas dependentes da droga depois que o governo municipal determinou a internação compulsória para menores, ou seja, os jovens recolhidos nesta quarta-feira passarão por tratamento obrigatório e só serão liberados com alta médica - ou se a família provar que tem condições de oferecer tratamento semelhante.

A operação foi acompanhada pela juíza titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, Ivone Caetano, e pela promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Ana Cristina Macedo.

Na sexta-feira passada, assistentes sociais e policiais da DPCA recolheram 69 pessoas na cracolândia do Jacarezinho, das quais 53 adultos e 16 crianças, praticamente o dobro em relação ao resultado da operação de hoje.

Na ocasião, criminosos arremessaram duas granadas contra os profissionais da prefeitura, mas ninguém se feriu nas explosões.