Topo

Defesa Civil confirma uma morte por causa da chuva em MG

10/06/2011 12h36

A Defesa Civil confirmou nesta sexta-feira (10) uma morte relacionada ao temporal de ontem em Minas Gerais. Segundo o órgão, Ângela Maria Moreira, 59, morreu na cidade de Divinópolis, cidade da região centro-oeste do Estado, após ter sido atingida por uma marquise sob a qual havia se abrigado para fugir da chuva. A estrutura foi atingida por uma parede que desabou do terceiro andar de um prédio em construção, localizado no bairro Santa Lúcia. 

Bairros de Belo Horizonte ainda continuam sem luz nesta sexta-feira após temporal acompanhado de rajadas de ventos acima dos 70km/h que atingiu a capital e região metropolitana nesta quinta-feira (9).

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informou que as regiões mais afetadas pela falta de energia elétrica são a oeste e a leste, mais especificamente no bairro Santa Efigênia. A região da Pampulha também está com problemas de desabastecimento de energia.

Segundo a assessoria da companhia, várias árvores caíram sobre a fiação elétrica, o que dificulta o trabalho de reparo. Ao todo, cem homens trabalham nas áreas mais afetadas e a prioridade é para áreas com maior número de consumidores. No entanto, a companhia não informa o número de unidades sem luz.

A manhã é complicada no trânsito de várias vias da cidade porque vários semáforos estão desligados, além de as árvores terem bloqueado algumas vias.

Temporal

Segundo a Cemig, durante o temporal, foram registrados ventos com velocidade superior a 70 km/h, sendo que na cidade de Ibirité, localizada na região metropolitana, os ventos chegaram a 80 km/h. De acordo com os bombeiros, os ventos fortes causaram a queda de mais de 50 árvores na capital mineira e na região metropolitana.

Ainda conforme a Cemig, houve recorde no desligamento de circuitos alimentadores das subestações que abastecem grandes áreas geográficas da capital mineira.

As cidades mais atingidas no entorno de Belo Horizonte, além de Ibirité, foram Mateus Leme, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Betim, Esmeraldas e Igarapé.

Em Belo Horizonte, a tempestade ainda provocou o soterramento de uma criança no bairro São Tomáz, na região da Pampulha, atingida por parte de estrutura de uma casa que desabou. Ela foi socorrida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Mas, de acordo com a assessoria do hospital para onde ela foi levada, a criança passa bem.

Interior do Estado

As cidades de Uberaba e Uberlândia, localizadas no Triângulo Mineiro, também foram atingidas por fortes chuvas nesta quinta-feira. Casas foram destelhadas e houve queda de árvores em Uberaba. Na região do Alto Paranaíba, a cidade de Araxá também foi afetada pelo mau tempo.

A Defesa Civil de Minas Gerais havia emitido alerta de chuva forte para algumas regiões do Estado. O comunicado foi endereçado às coordenadorias de Defesas Civis municipais de cidades do Triângulo Mineiro, das regiões oeste e sul, zona da mata, além da região metropolitana de Belo Horizonte. O avanço de uma frente fria oriunda da região Sul do país originou o alerta emitido pela Defesa Civil.