Bar onde jovem foi agredido em SP teve ao menos outros 2 casos parecidos
O bar onde câmeras de segurança captaram quando um jovem foi perseguido e espancado por seguranças terceirizados em dezembro de 2023 em São Paulo teve ao menos outros dois casos parecidos, indica um dossiê encaminhado pela defesa da vítima ao MP.
O que aconteceu
Clientes relatam agressões cometidas por seguranças no momento do pagamento no bar Aurora. O episódio mais recente ocorreu dezembro de 2023 com um engenheiro de 26 anos, que desmaiou após ser agredido a socos no lado externo do estabelecimento. Dois seguranças foram denunciados ao MP por lesão corporal. O bar fica no Itaim Bibi, área nobre da capital paulista.
Em outubro de 2022, jovem disse ter desmaiado após segurança aplicar um golpe de estrangulamento em meio a uma discussão sobre o valor da consumação no local. "O segurança veio por trás e tentou estrangulá-lo (...), o que deixou [o cliente] desmaiado por alguns minutos", diz o depoimento à Polícia Civil. O caso tramita na 3ª Vara Cível do Foro Regional VI, em São Paulo.
Em março de 2023, cliente foi agredido por socos dados por seguranças do bar Aurora após desavença no momento do pagamento. Em processo que corre na 18ª Vara Cível do Foro Central, outro jovem diz ter sido agarrado e agredido a socos após o desentendimento já na parte externa do bar, causando fratura em um dos seus dentes.
A vítima já havia pago sua comanda, mas o leitor não reconheceu o pagamento. Nesse instante, cerca de cinco seguranças falaram que a vítima estava "metendo o louco" e que só sairia após o pagamento. A vítima tentou explicar (...) quando um segurança tentou segurar seus braços. [Após xingamentos, o bar verificou que havia sido feito o pagamento e a vítima foi liberada]. Seguranças o seguiram e começaram a agredi-lo.
Trecho de boletim de ocorrência do caso
Defesa do Bar Aurora diz que "responsáveis pelo estabelecimento repudiam qualquer tipo de violência". "Imediatamente após tomar ciência dos acontecimentos, foi rescindido o contrato com a empresa de segurança terceirizada, responsável pelos seguranças na noite do evento, priorizando o compromisso do bar com a integridade e bem estar de todos", disse a nota emitida pelo bar.
Bar se posiciona sobre outros dois episódios de agressão citados no dossiê encaminhado ao MP. "O rapaz alega ter sofrido um arranhão no pescoço, aguardando a realização de uma audiência de conciliação virtual", diz, ao citar o caso ocorrido em outubro de 2022. Já em relação à denúncia de março de 2023, o estabelecimento diz que a investigação policial não identificou os autores.
O que se sabe sobre o caso
Jovem agredido em dezembro de 2023 disse ter entrado no Bar Aurora para verificar o aplicativo de mapa no celular e saído segundos depois. Seguranças o confundiram com cliente que não queria pagar a conta.
Ao sair, o rapaz disse ter se deparado com um dos seguranças do local. "Ao sair do bar, um homem me aborda em um tom agressivo. Me esquivei, ele falou: 'Pega ele', berrando. Comecei a correr", contou em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.
Imagens de câmera de segurança mostram que o jovem foi agredido por seguranças até desmaiar no lado externo ao bar. Ele aparece caindo no chão após levar uma série de socos. "Eu estava com a cabeça sangrando, nariz sangrando. Perdi uma lasca do meu dente. A dor física passa. Pra mim, o que mais pega é a dor psicológica", relatou.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.