Topo

Operários morrem em desabamento de andaime em obra do governo de Ceará

Angélica Feitosa<br> Especial para o UOL Notícias

Em Fortaleza

10/06/2011 11h20

Dois operários morreram na tarde desta quinta-feira (9) na construção do Centro de Feiras e Eventos do Ceará. Antônio Marcos da Costa e Francisco Antônio Felipe da Silva caíram de uma altura de 15 metros quando uma laje e o andaime onde estavam trabalhando desabou. A obra do governo do Estado está em andamento na avenida Washington Soares, área nobre de Fortaleza (CE). Eles foram encaminhados ao Hospital Militar, mas chegaram ao local sem vida.

O diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Fortaleza, Geraldo Magela, afirmou que havia quatro operários envolvidos no trecho da construção. Um dos trabalhadores havia saído do local pouco antes para pegar material. O outro estava em um ponto do andaime que não chegou a cair.

De acordo com o sindicato, as vítimas não usavam equipamento de segurança. As causas serão investigadas pela perícia. 

Outros dirigentes sindicais que estiveram na obra ontem e afirmaram que este foi o segundo acidente que aconteceu em 2011 na obra. O primeiro, aconteceu em janeiro e não houve vítimas fatais. No entanto, quatro operários ficaram feridos, segundo o sindicato, após a queda de um andaime de 50 metros. Ainda segundo o sindicato, as vítimas eram ligadas a empresas terceirizadas que atuam em obras no local. Os operários foram liberados logo após o acidente e estão de folga hoje, para participar de homenagens aos companheiros.

Em nota, a empresa Galvão Engenharia divulgou que o "consórcio Galvão Andrade Mendonça, com pesar, lamenta o falecimento de dois funcionários na obra de construção do Centro de Eventos. O consórcio junto as autoridades competentes está apurando os fatos e prestando a devida atenção aos familiares das vítimas”.

O Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza será um centro de convenções que sediará palestras, feiras, shows, congressos, workshops, exposições, seminários, eventos esportivos, e diversos outros realizados na capital cearense. Quando estiver pronto, o espaço poderá receber até 30 mil pessoas em um único evento. Serão investidos R$ 270 mil.