Topo

Metrô faz desapropriação para ampliar a linha 2-Verde; novo pátio será o primeiro do sistema monotrilho

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

04/07/2011 21h44

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (4) que a Companhia do Metrô de São Paulo (Metrô) vai desapropriar uma área de 40.753 metros quadrados, no bairro São Lucas, para a construção do Pátio Oratório. A medida integra o projeto de ampliação da linha 2-Verde, que seguirá de Vila Prudente até o hospital Cidade Tiradentes.

O decreto que declara a área de utilidade pública do Metrô foi publicado no último sábado (2) no Diário Oficial do Estado. Os imóveis ficam na avenida do Oratório, próximo de outras áreas que já haviam passado pelo processo de desapropriação.

Segundo a assessoria do governo, o novo pátio será o primeiro do Metrô específico para o sistema monotrilho, que prevê a circulação dos veículos em via elevada entre 12 e 15 metros de altura. O Pátio Oratório terá capacidade para estacionar 28 trens.

Com o decreto de desapropriação, e uma vez autorizada a emissão na posse do imóvel –por via judicial ou amigavelmente, durante a desapropriação–, o Metrô poderá ingressar na área e tomar as medidas necessárias para sua utilização para a obra pública.

Projeto de extensão da linha 2-Verde

Com extensão de 2,9 km, o primeiro trecho Vila Prudente-Oratório atualmente está na fase de implantação. Ele é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório. Em seguida, deverá seguir de Oratório a São Mateus, com mais 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.

O trecho final (São Mateus - Hospital Cidade Tiradentes) terá sete estações e 11,4 km de extensão.