Topo

Após acidente no Recife, Anac realiza auditoria na Noar Linhas Aéreas

Do UOL Notícias

Em São Paulo

18/07/2011 19h51Atualizada em 18/07/2011 20h24

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que inspetores iniciaram nesse domingo (17) uma auditoria na empresa Noar Linhas Aéreas S.A., proprietária do avião bimotor que caiu na última quarta-feira (13) no Recife e matou 16 pessoas.

Segundo a agência, os inspetores irão examinar se o sistema de aeronavegabilidade (capacidade da aeronave em voar com segurança) da companhia está de acordo com os regulamentos vigentes.

A Anac cita que as anotações registradas no caderno auxiliar referentes à aeronave PR-NOA (não envolvida no acidente do dia 13 de julho) não constam do livro de registro de voo, jornada e ocorrências da aeronave e de seus tripulantes (diário de bordo), procedimento que fere a legislação em vigor. Essas informações serão incluídas no processo administrativo aberto pela agência no último dia 13.

A auditoria está prevista para ser concluída dentro de uma semana. Segundo a Anac, o resultado da análise poderá resultar na aplicação das penalidades, como multa ou a cassação da licença da empresa. Os voos da companhia continuam suspensos por tempo indeterminado.

A investigação do acidente envolvendo a aeronave de prefixo PR-NOB segue sob responsabilidade do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Aeronáutica.

Outro lado

Sobre a aeronave PR-NOA, a empresa afirma que "todas as percepções e relatos dos nossos tripulantes acerca das condições das aeronaves são tratados com a devida responsabilidade e solucionados por nossos especialistas em manutenção."

A Noar diz ainda que continuará a cumprir todas as determinações da Anac, "como sempre fez desde a sua homologação como Empresa Aérea Regular". "A Noar sempre operou aeronaves homologadas pelos órgãos competentes. A companhia voltará a se manifestar sobre esse assunto apenas após posicionamento da Anac", afirma a empresa, em nota.