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Um mês após ampliar horário, linha amarela do metrô registra lotação e desorganização

Janaina Garcia<br>Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

29/07/2011 07h00

As estações da linha 4-amarela do metrô de São Paulo completam nesta sexta-feira (29) um mês de funcionamento até as 21h com mais que o dobro do volume de passageiros registrado no horário antigo –até as 15h– e uma desorganização de fluxo visivelmente proporcional ao incremento da demanda.

A reportagem do UOL Notícias acompanhou esta semana a saga do paulistano que, na volta do trabalho ou dos estudos, ainda não se acostumou com o desconforto gerado pelo encontro de fluxos nas estações Paulista, da nova linha, com a Consolação, na linha 2-verde.

Além de esteiras e escadas rolantes abarrotadas, o encontro de fluxos de quem segue no sentido Butantã com o de quem vai para as estações Faria Lima, Pinheiros e Butantã é agravado até as plataformas de embarque na Consolação, nos horários de pico.

De acordo com a ViaQuatro, que opera a linha amarela, desde a abertura do serviço até as 21h o fluxo diário de 70 mil passageiros/dia, em média, saltou para 160 mil neste mês. A demanda, informa a assessoria, “está de acordo com os estudos preliminares”.

Reclamações

Para os usuários, porém, falta organização. “A gente fica um pouco assustado, pois esse metrô foi projetado e organizado para ser um dos melhores, e agora virou uma loucura. Às 18h, 18h30, por exemplo, você não consegue andar, simplesmente para –não sei como não conseguiram pensar no fluxo, era óbvio que isso aconteceria”, reclama a recepcionista Lilian Sales dos Santos, 21. “Está pior que a [estação] Sé [a mais movimentada do Metrô]", compara.

A arquiteta Vanessa Silveira Parreira, 24, diz que gostou da ampliação de horário –ela faz diariamente o percurso Consolação/Faria Lima. “O fluxo está muito grande, mas acho que está meio desorganizado na [estação] Paulista com a [estação] Consolação”, aponta.

Para o estudante de teatro Pier Francesco, 22, a linha deveria funcionar até mais tarde. “Às 21h ainda tem muita gente, o pessoal ainda precisa do metrô nesse horário. Só tranquiliza mesmo lá pelas 22h, 23h."

Demanda superaquecida

Conforme a assessoria da ViaQuatro, o maior aporte de passageiros foi verificado, com o novo horário, na estação Pinheiros –demanda 185% maior comparado a junho. A estação com maior volume, no entanto, ainda é a Paulista, graças à integração com a linha verde. Nessa estação, o número de usuários subiu 150% desde o mês passado.

Sobre os problemas de fluxo nos horários de pico, a concessionária ressaltou que a situação “não é complemente caótica porque há barras de separação (nem sempre respeitadas) e agentes da linha 4 orientando os passageiros”. Indagada sobre intervenções mais efetivas, a ViaQuatro admite que o problema consiste sobretudo do cruzamento de fluxo do trem que chega proveniente de Pinheiros com o fluxo da Paulista, mas não estabeleceu prazos para uma solução definitiva.