Topo

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros rejeita o beijo gay nas novelas

Do UOL Notícias

Em São Paulo

01/08/2011 12h55

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1º) pelo instituto Data Popular constata que os brasileiros se incomodam mais em presenciar um beijo gay ao vivo do que assisti-lo na TV. Dados mostram que seis em cada dez brasileiros rejeitam o beijo gay na novela. A rejeição é maior entre os homens (67%), embora seja alta também entre as mulheres (63%) consultadas pelo instituto.  

O estudo se encaixa na recente discussão na mídia sobre os limites do que pode e o que não pode ser exibido numa telenovela. A polêmica surgiu com o beijo entre duas mulheres e a união de um casal de homens veiculados em folhetins de duas grandes emissoras de TV do país, durante o horário nobre.

Dados também apontam que, em relação ao beijo gay, homens são considerados mais preconceituosos que as mulheres. Enquanto 45% deles se incomodam ao presenciar um beijo gay em situações cotidianas, o índice feminino é de 41%.    

Homens se mostraram mais intolerantes não só no cotidiano, mas também na família. Quando perguntados se se incomodariam ao descobrir que um filho ou filha é homossexual, 59% disseram que sim. O índice das mulher é menor que o dos homens, 47%, porém também alto.