Topo

Frio persiste no Sul com possibilidade de neve; Paraná registrou -3ºC

Lucas Azevedo<br> Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

03/08/2011 10h12

A madrugada desta quarta-feira (3) foi de muito frio nos três Estados do Sul. No Rio Grande do Sul, o município de São José dos Ausentes, na região de Campos de Cima da Serra, os termômetros marcaram 1ºC, porém a sensação térmica foi de -8ºC. Em Santa Catarina, Urubici, na serra, registrou -2ºC. Já a neve chegou ao Paraná ainda na terça-feira, quando fez a -3ºC em Palmas, no sul do Estado.

Durante a quarta-feira a previsão é de tempo parcialmente nublado, podendo gear nos três Estados e nevar no RS e em SC, a exemplo do que ocorreu na terça-feira.

Em todo o território gaúcho foram marcadas temperaturas próximas do 0ºC. O frio intenso continua, embora a umidade deixe lentamente o Estado. O ciclone que atuava fortemente nessa terça-feira está se deslocando para o oceano, mas ainda há nebulosidade em todo RS, principalmente no litoral e no norte. No início da manhã, 47 mil usuários ainda estavam sem luz no RS devido aos fortes ventos.

A umidade e as temperaturas próximas de 0ºC deixam moradores e turistas a postos na serra devido à possibilidade de neve. Às 8h desta quarta-feira, fazia 3,7ºC em Gramado e 9ºC em Porto Alegre.

Em Três Forquilhas, no litoral norte gaúcho, a maior parte da população está sem luz e água. As aulas foram suspensas e 400 crianças estão sem atividades.

No sul de Santa Catarina, as temperaturas foram negativas. Já em Florianópolis a mínima foi de 7ºC. O frio permanece em todas as regiões do Estado e os ventos fortes persistem na serra, no sul, no norte e na Grande Florianópolis.

No Paraná, 26 cidades continuam alagadas e 1.500 pessoas estão fora de casa. Na terça-feira, a região de Curitiba contabilizou diversos alagamentos. Na capital, 120 residências foram prejudicadas. Já as Cataratas do Iguaçu estão com um volume oito vezes superior.