Topo

Ursos siberianos com sinais de maus-tratos ganham novos lares no Nordeste; veja imagens

Aliny Gama<br>Especial para o UOL Notícias

Em Maceió

06/08/2011 07h01

Um urso e três ursas siberianas que viviam fazendo espetáculos circenses pela América do Sul foram resgatados e doados a zoológicos do Nordeste nesta quinta e sexta-feira. Os animais, de espécie que corre risco de extinção, foram apreendidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) em um circo no município de Quatipuru (PA), na quarta-feira (3).

Os ursos viviam em uma jaula dentro de um caminhão, sob condições precárias. Os animais estavam doentes e foram apreendidos pelos fiscais do Ibama. O macho e duas das três fêmeas foram encaminhads nesta quinta para o parque Zoobotânico de Teresina (PI). Já a ursa Kátia chegou nesta madrugada ao Zoológico Santuário de Canindé (CE).

Os ursos siberianos têm entre 18 e 20 anos e estavam com peso bem abaixo do ideal e apresentando quadro de desidratação. Os animais eram explorados pelo Circo d'Itália e obrigados a fazerem acrobacias, como dançar, andar de bicicleta, skate e até equilibrar em cima de bolas gigantes.

Tratamento e adaptação

Nas novas casas, os animais estão passando por tratamento específico, com cuidados intensos de alimentação e acompanhados por veterinários.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Piauí, o macho Mischa e as fêmeas Ira e Mascha foram trazidos ainda filhotes da Rússia. Eles cresceram e viveram fazendo shows pelo Brasil e em países como Argentina, Chile e Paraguai.

“Aqui eles ficarão em um espaço infinitamente melhor do que em uma jaula de circo. Os ursos terão um recinto apropriado com uma área de cambiamento e maternidade de 200 m² e um local onde ficarão expostos de 400 m²”, disse o gerente do Parque Zoobotânico, José Renato Uchôa, citando que os animais estão se recuperando dos maus tratos que recebiam e passando por um período de adaptação.

Já no zoológico cearense, a ursa foi solta na área de exposição, onde passa a maior parte em um tanque de água. Segundo funcionários do local, o animal está “satisfeito” com o seu novo habitat. Ela vai dividir espaço com outro urso, também apreendido em circo, chamado Dimas.