Topo

Ciclone derruba temperaturas no Sul, traz chuvas e causa estragos no Paraná

Dimitri do Valle

Especial para o UOL Notícias<br>Em Curitiba

19/08/2011 11h01

Uma frente fria trazida por um ciclone extratropical que está sobre o oceano Atlântico derrubou as temperaturas nos três Estados do Sul, trouxe chuva que causou estragos na região sudoeste do Paraná e abriu a possibilidade de neve e geada na serra catarinense neste final de semana.

A Defesa Civil do Paraná contabiliza, num balanço preliminar, que 50 famílias foram atingidas devido à forte chuva que começou nesta quinta-feira (18) e se estendeu até a madrugada desta sexta-feira (19), na cidade de Francisco Beltrão [471 km de Curitiba].

Há relatos de moradores que tiveram casas alagadas e foram conduzidos a abrigos públicos. Em um período de cerca de 35 horas, choveu o esperado para o mês inteiro na cidade.

Houve estragos também nos municípios de Santo Antônio do Sudoeste (553 km de Curitiba) e Marmeleiro (476 km de Curitiba), onde foi registrado deslizamento de terra que causou a interdição de duas casas e a retirada dos moradores.

Apesar do tempo instável nesta sexta-feira, a previsão para o Sul indica que a chegada do frio, acompanhado de muito vento, vai afastar os temporais a partir deste sábado (20), segundo informações prestadas ao UOL Notícias pelos serviços meteorológicos dos Estados.

Em Santa Catarina, a tendência é de que os termômetros registrem, a partir deste sábado, temperaturas negativas, com forte possibilidade de geada e fraca tendência de neve na serra catarinense. Ventos fortes entre 50 km/ a 80 km/h estão sendo esperados.

Há possibilidade também de ressaca no litoral catarinense, entre Passo de Torres (310 km de Florianópolis), na divisa com o Rio Grande do Sul, até a costa de Florianópolis, tudo por conta da presença do ciclone extratropical sobre o Atlântico.

No Rio Grande do Sul, a temperatura também vai se aproximar de 0o. C, mas o serviço de meteorologia descarta chance de nevar nas regiões mais altas do Estado. O sol deve voltar ao Estado no domingo (21).

Já no Paraná, a tendência é de uma sexta-feira chuvosa em todas as regiões do Estado, com possibilidade de registro de chuvas de granizo e ventos de até 70 km/h. A chuva diminui em grande parte do Estado neste final de semana, mas a nebulosidade e as baixas temperaturas permanecem.