Topo

Terremoto no Peru é sentido em cinco cidades do Acre; Manaus (AM) também tem relatos

Débora Melo*

Do UOL Notícias <br> Em São Paulo

24/08/2011 16h25Atualizada em 24/08/2011 19h45

Um terremoto de 6,8 graus atingiu a região norte do Peru, perto da fronteira com o Brasil, por volta das 14h45 (horário de Brasília) nesta quarta-feira (24), de acordo com informações do Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi no meio da selva peruana e não há registros de danos no país.

O terremoto também foi registrado no Brasil: além de relatos em cinco cidades do Acre, moradores de Manaus, capital do Amazonas, afirmam ter sentido o tremor.

Habitantes da cidade de Cruzeiro do Sul (AC), que fica a 205 quilômetros do epicentro, relataram um tremor mais forte. Na capital Rio Branco e nas cidades de Brasileia, Assis Brasil e Sena Madureira, o terremoto também foi sentido, mas, segundo informações do Corpo de Bombeiros de Rio Branco, ele foi menos intenso nesses municípios. Na capital, alguns prédios chegaram a ser evacuados, mas não há registro de feridos.

O policial Nilson Rodrigues, 53, que vive em Cruzeiro do Sul, disse que foram sentidos dois fortes tremores, um após o outro. “Mas não chegamos a registrar nenhuma ocorrência. Ninguém se feriu”, disse.

A recepcionista de um hotel, que não quis se identificar, disse que, no momento do tremor, achou que as lâmpadas balançavam por causa do vento. “Mas, assim que olhei pela janela e vi que tudo estava balançando, percebi que era um novo terremoto.”

Isso porque não é a primeira vez que os moradores de Cruzeiro do Sul sentem o tremor de terra. Em agosto do ano passado, um terremoto de 7,2 graus que atingiu o Equador foi sentido na cidade do Acre. “Mas o [tremor] de hoje foi mais forte”, disse o policial Rodrigues.

No Equador

O sismo foi sentido também em Lima, assim como em quase todo o território peruano, segundo informaram veículos locais e os usuários das redes sociais. No entanto, a polícia de Pucallpa (local do terremoto) destacou que o tremor levou diversos moradores da cidade a deixarem suas casas e seus locais de trabalho. A polícia também assinalou que o lugar do epicentro é uma região pouco habitada.

O tremor também foi sentido em quase todo o território do Equador. Segundo o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, o sismo foi sentido nas cidades litorâneas de Guayaquil, Machala e Manta, assim como na andina de Loja e na amazônica de Puyo.

* Com informações da Agência Estado e das agências internacionais